Neste sábado (21), das 9h30 às 21h30, acontece a 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí. A programação terá 12 horas ininterruptas de atividades e apresentações que enaltecem as expressões afro-culturais, além de diversas opções gastronômicas. O evento será em uma estrutura montada na lateral da Sociedade Sebastião Lucas, na rua Getúlio Vargas, bairro Vila Operária.
A virada é alusiva ao 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, e ao 22 de maio, data que a Sociedade Sebastião Lucas, referência para a população afrodescendente da cidade, completa 70 anos de fundação. As apresentações artísticas darão visibilidade a projetos, movimentos, grupos e artistas independentes de Itajaí e região.
A iniciativa é do Conselho da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi) e Setorial de Cultura Afro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí (CMPC), com realização e apoio do Município de Itajaí, Fundação Cultural e Secretaria de Promoção da Cidadania.
Confira a programação da 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí:
21/05 – Rua Getúlio Vargas – Sociedade Sebastião Lucas
9h30 – Abertura com Roda de Capoeira – Arte nos Bairros e convidados
10h30 – Grupo de Dança Afro Next
11h – Dança com Grupo Ubuntu – Arte nos Bairros
11h30 – Abertura oficial com autoridades
12h – Roda de Samba com Manga e Batucada
14h – Sarau – Poesia, canto, dança
15h – Hip Hop Farc’s MC
15h30 – Banda Sons do Haiti
16h – Grupo de Dança Milenium
16h30 – Maracatu Nova Lua
17h – Samba de Bárbara
18h30 – DJ Ciggaz
19h30 – Bateria Pura Kadência
Haverá ainda ao longo da programação:
· Apresentação de samba de gafieira com Carla Quadros e Demian
· Grafite com o artista Juba
· Artesanato Afro
· Recreação para crianças
A Virada ainda terá feijoada no almoço, com a venda de cartões de forma antecipada e na hora, além da venda de cachorro-quente, pastel, caldo de cana, hamburguer, fritas, refrigerante, água e cerveja.