As ações de sustentabilidade da 33ª Marejada já apresentam resultados positivos. Nos seis primeiros dias de evento, foram distribuídos gratuitamente 13.625 litros de água para os visitantes em bebedouros e filtros da empresa Europa. A medida inovadora, implantada neste ano, evitou o descarte de 27.250 garrafas e mais de 77 mil copos plásticos. A festa, que tem entrada gratuita, já recebeu mais de 94 mil pessoas até este domingo (13).
“Além do copo ecológico, das embalagens recicláveis e dos talheres de madeira, também evitamos o descarte de plásticos com o fornecimento de água gratuitamente. Tudo isso tem deixado a festa extremamente limpa e levado a mensagem da sustentabilidade para cada vez mais pessoas”, destaca o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva.
Ao entrar na 33ª Marejada, o visitante encontra cerca de 30 bebedouros com água purificada e gratuita. Profissionais da Europa ainda circulam pelos ambientes ofertando água em filtros portáteis para os frequentadores. O Serviço Municipal de Água e Esgoto de Itajaí (Semasa) também conta com um espaço no evento com bebedouros disponíveis para o público. Até o fim da Marejada a expectativa é evitar o consumo de 900 mil copos plásticos.
Gerenciamento de resíduos
Outra estratégia importante da festa é o Plano de Gerenciamento de Resíduos, que realiza o manejo adequado dos resíduos sólidos. Durante o evento, funcionários da Cooperfoz fazem a segregação dos materiais que irão para reciclagem. Pela festa ainda estão disponíveis diversas lixeiras de papelão fornecidas pela empresa Klabin, que também é responsável pela confecção das embalagens e talheres usados na área gastronômica.
O plano de sustentabilidade da festa conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente e reafirma o compromisso de Itajaí com o meio ambiente e com o protocolo Mares Limpos da Organização das Nações Unidas (ONU), assinado durante a regata Volvo Ocean Race, em abril de 2018.
Vendas em alta
Nos primeiros seis dias, os restaurantes da festa contabilizaram 22.654 pratos vendidos, entre os preferidos estão a sardinha na brasa e risoto de camarão, por exemplo. O consumo de chope também registrou bons números: foram vendidos mais de 25,6 mil litros.
A Marejada 2019 segue até 20 de outubro, no Centreventos Itajaí. Acesse a programação artística aqui.