O terceiro Mutirão de Castração de Animais promovido pelo Município de Itajaí e o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) será realizado no pátio do Centreventos. De terça (27) até esta sexta-feira (30), a ação vai castrar mais de 350 animais já cadastrados por seus tutores.
O Centreventos foi escolhido por ser mais amplo e ter área coberta, em caso de chuva. Os tutores e seus animais ficam abrigados enquanto esperam pelo procedimento, que é realizado por profissionais do Castrabus.
Até agora, mais de 750 animais, entre cães e gatos, já foram castrados pelo mutirão, que é realizado por médicos veterinários, cirurgiões e anestesista, com apoio de auxiliares. As castrações são feitas dentro da unidade móvel totalmente equipada para realizar mutirões itinerantes. O procedimento é rápido e os tutores são orientados sobre como devem cuidar do animal em casa após o procedimento.
Os tutores dos animais que são submetidos à castração recebem um kit com instruções pós-operatórias, medicação e pomada. Se o animal for fêmea ganha a roupinha, se for macho ganha o cone, para garantir segurança e bem-estar na recuperação. Depois do uso, o tutor pode devolver a roupinha e ou o cone na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), que acolhe animais em situação de risco no município.
O mutirão de castração vai contemplar 5 mil animais em Itajaí. A próxima edição será realizada em outubro e ainda tem vagas disponíveis.
Cadastros podem ser realizados no INIS
O Mutirão de Castrações de Animais segue aberto e os moradores de Itajaí podem fazer o cadastro de seus bichinhos de estimação. O cadastro pode ser feito pelo WhatsApp ou presencialmente no INIS.
O cadastro por telefone pode ser feito no número é (47) 98857-9891. Se o tutor preferir também é possível ir até a sede do INIS, que fica na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no Centro. O horário de atendimento é das 13h às 19h.
Confira os requisitos para cadastrar animais para castração:
– Pessoa física: morador de Itajaí, que comprove renda de até 3 salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo. A castração pode ser feita em até 5 animais.
– Protetor animal independente: morador de Itajaí, que comprove que o animal foi resgatado através de relatório do histórico do animal.
– Organização não Governamental (ONGs): que tenha sede em Itajaí e atue na proteção de animais no município.