O Semasa iniciou neste mês, a recuperação de 33 estruturas do sistema de saneamento, danificadas por atos de vandalismo. A ação estimula o cuidado com a cidade.
Com temas ligados à proteção dos oceanos e da vida marinha, o muralismo do artista e educador ambiental, Alexandre Huber, já embeleza o cenário de Itajaí. A primeira pintura foi feita na estação elevatória de esgoto, no bairro Praia Brava. Na última quarta-feira (21), às 14 horas, alunos do Centro de Educação Infantil Mário Pedro Ferreira puderam acompanhar o trabalho em tempo real, na esquina da Rua Olímpio Manoel Cabral com a Rua Suécia, na Praia Brava. A ação de educação ambiental se repetiu na sexta-feira (23), às 14h, com alunos da Escola Básica Yolanda Ardigó, na Rua Bráulio Werner, também na Praia Brava.
A iniciativa de contratar um artista especializado em educação ambiental para recuperar os equipamentos do Semasa localizados em áreas de grande fluxo de pessoas foi a solução encontrada para enfrentar com conscientização o problema dos danos ao patrimônio público. Unidades como boosters e estações elevatórias são constantemente depredadas, com pichações e fixação de cartazes, gerando custos elevados de manutenção. A arte será feita em caixas de proteção de equipamentos eletromecânicos e áreas de abrigos de concreto e prossegue todos os dias até 28 de setembro.
“Para cuidar deste patrimônio que é de todos, a educação é nossa principal ferramenta. Com o reforço do talento artístico do Alexandre, vamos mostrar às comunidades que elas fazem parte da preservação da infraestrutura da nossa cidade, que é linda e precisa ter sua beleza bem cuidada” resume a Relações Pública do Semasa, Natália Simões Pires da Costa.
O artista Alexandre Huber contabiliza mais de 220 oficinas de arte para crianças e mais de 94 grandes murais dentro do tema em 15 capitais, para atrair e inspirar os jovens. Em 2015, recebeu a chancela internacional pela entidade americana Ocean Artists Society, estando assim seu nome inserido no hall dos maiores artistas defensores dos oceanos do mundo.
Atualmente, dedica-se também como autor e ilustrador de livros infantis, tendo publicado o livro “Vida Marinha, 1º Guia Ilustrado para crianças”, o “ABC do Oceano”, “100 animais marinhos para colorir” e o E-books “Eu também sou da Família”- Projeto Lontra. Como ilustrador, Huber tem suas artes estampadas em mais de 17 livros e cartilhas de educação ambiental, dedicados ao conhecimento e preservação da Vida Marinha. Em abril de 2021, Huber foi convidado a fazer parte do IUCN, União Internacional para Conservação da Natureza, maior e mais antiga organização ambiental global, com sede na Suíça, após indicação dos representantes do Atlântico Sul.