Na noite de segunda-feira (03), por volta das 21h30, a Polícia Militar possuía a informação que os ocupantes de um veículo modelo Clio estavam realizando furtos de bicicletas pela cidade de Itajaí.
A PM já possuía imagens de uma ocorrência de furto de bicicleta em um supermercado envolvendo o automóvel no dia 28 de setembro deste ano.
Em rondas pelo bairro Cidade Nova, a PM visualizou o referido veículo pelas ruas do bairro sendo conduzido por um homem e no carona havia uma mulher. A guarnição então passou a acompanhar o veículo à distância para descobrir o endereço dos suspeitos, que após alguns metros o veículo parou em frente a uma residência.
Nesse momento, foi realizada a abordagem. Em revista pessoal dos abordados nenhum ilícito foi encontrado, já no interior do veículo havia um alicate corta frio, um alicate, uma serra, um cadeado rompido e uma bicicleta de cor cinza/verde, a qual o condutor disse ter adquirido minutos antes pelo valor de 150 reais com um morador de rua no Centro de Itajaí.
O homem de 28 anos foi questionado acerca de seu endereço e informou que morava em frente à casa em que estava sendo abordado. Após explicado o motivo da abordagem, o homem disse que iria colaborar informando que no interior de sua casa haviam mais bicicletas.
No pátio da residência havia mais quatro pessoas que tentaram se esconder em um carro que estava estacionado, sendo três homens e uma mulher.
Um homem de 33 anos, em primeiro momento informou o nome de seu irmão, pois estava em liberdade sem a tornozeleira eletrônica e pensou que pudesse estar com mandado de prisão. Ao ser questionado sobre o que fazia ali, o homem informou que estava andando pela via com um dos envolvidos, de 28 anos, quando ao passarem em frente à residência do proprietário do veículo visualizaram um homem e uma mulher fumando maconha. Nesse momento, resolveram pedir para fumar também, porém minutos depois a PM apareceu.
Os demais envolvidos confirmaram os fatos relatados por ele.
No interior da residência foram encontradas 7 bicicletas e uma lata tinta spray de cor preta. O homem que reside no imóvel afirmou que compra as bicicletas de moradores de rua pelo valor de 100 a 150 reais para revender e até já participou de dois furtos.
O autor tinha em sua posse um celular, que com sua autorização foi averiguado e encontrado na galeria de fotos diversas fotos de bicicletas furtadas/roubadas, palavras ditas por ele, que são anunciadas pela Internet para venda, feito então a apreensão do aparelho para perícia.
O veículo Renault Clio foi apreendido por ser utilizado para transportar as bicicletas que eram furtadas.
Ao todo, as 8 bicicletas encontradas foram descritas conforme abaixo:
– Verona verde barra circular da marca Houston;
– Aro 29 prata da marca Sense;
– 29 cinza/verde da marca Sense;
– Bicicleta infantil roxa da marca Wendy
– Aro 29 preta/azul da marca Alfameq;
– Aro 29 preta/vermelho/branco da marca Gts;
– Bicicleta preta/azul com cadeirinha da marca Schwinn;
– Verona branca.
Diante dos fatos, os três envolvidos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Central de Plantão Policial de Itajaí as providêncieas legais cabíveis, juntamente com as bicicletas apreendidas para restituição aos seus legítimos proprietários.