Na tarde desta sexta-feira (14), por volta das 13:30h, a guarnições policiais de Itajaí foram informadas acerca de um suposto estelionato ocorrido no interior de uma agência bancária na rua Dr. Pedro Rangel, bairro São João em Itajaí.
Segundo informado, dois homens estariam coagindo um idoso, tentando sacar um valor muito alto, acima do limite de 2 mil reais diários.
Com as informações repassadas e em buscas aos autores, próximo à agência bancária foi localizado o veículo narrado em denúncia, um VW Voyage, cor prata, em deslocamento em direção à rua José Pereira Liberato, sendo imediatamente abordado por uma guarnição que realizava serviço administrativo com o caminhão da PM.
No interior do veículo foram identificados os dois autores, de 23 e 24 anos, os quais foram submetidos à abordagem padrão e revista pessoal e veicular.
Em contato com a agência bancária, estava a vítima de 60 anos, esperando pelos golpistas, porém foi informada sobre o que estaria acontecendo.
A vítima passou a relatar que estava em Camboriú próximo à rua Nestor Simas quando foi abordado em via pública por um masculino posteriormente identificado como um dos autores, o qual disse que precisava saber o endereço de um rapaz que consertava máquina de costura, pois ele teria deixado um bilhete com sua mãe e precisava recompensá-lo.
Neste momento, disse que se aproximou um veículo sedan de cor prata para o qual o primeiro autor também pediu ajuda.
Na ocasião, o segundo autor é que estaria na condução do veículo.
Então o primeiro autor falou para ambos que havia ganho na loteria e apresentou um bilhete que supostamente seria o premiado, pedindo ajuda para receber o prêmio.
Então o segundo autor teria efetuado uma ligação para apurar se o bilhete realmente era premiado e então confirmou a ambos que sim.
Com isso, o primeiro autor de forma ardilosa pediu para que pudesse confiar em ambos e solicitou dinheiro como garantia, prometendo para cada um o valor de 50 mil reais ao retirar o prêmio.
O segundo autor, de forma dissimulada, disse ser dono de uma transportadora e mostrou um pacote em papel amarelo que apresentava conter grande quantia em dinheiro, o qual posteriormente restou apreendido por se tratar de artifício feito com papéis.
Então foi sugerido por ambos os autores que a vítima pudesse entrar no carro do segundo autor para que fossem sacar dinheiro.
Neste contexto, mantendo a vítima em erro, os três se deslocaram até a agência CrediFoz de Camboriú, onde foi sacado o valor de 2.000,00 reais e a vítima entregou mais 800,00 reais que estava em sua carteira.
A agência desconfiou do andamento dos fatos e pediu para a vítima se deslocar até Itajaí para que fosse realizado um saque maior, tempo em que foi informada a Polícia Militar que chegou e abordou ambos os autores, enquanto a vítima permanecia em segurança no interior da agência na tentativa de realizar um novo saque.
Em revista veicular foi encontrado no banco traseiro todo o material qualificado e apreendido, bem como celulares, dinheiro e documentos.
Ambos os autores receberam voz de prisão pelo crime de estelionato e foram conduzidos até a Central de Plantão de Itajaí para a lavratura dos procedimentos legais cabíveis.
Cabe ressaltar que em consulta mais detalhada a banco de dados, houveram pelo menos outras cinco ocorrências de estelionato geradas na região e com o mesmo modo de agir, bem como com as características dos autores e de veículos, as quais foram repassadas para apuração por parte da Polícia Civil.
Foram apreendidos:
– 01 veículo VW/Voyage;
– R$ 3.100,00 reais em espécie;
– 01 celular iPhone 11 de cor branca;
– 01 celular Samsung de cor azul;
– 01 celular Samsung de cor rose;
– 01 celular Xiaomi de cor preta;
– 01 torrão de maconha 5g;
– 04 cartões em nome de um dos autores (Itaú, Sicredi, Caixa e Pan);
– 02 cartões em nome do segundo autor (Nubank e Caixa);
– 01 cartão Sicredi em nome de uma mulher;
– 01 cartão Caixa em nome de uma segunda mulher;