De 16 a 19 de novembro, ocorrerá em Itajaí a 1ª Mostra Haiti de Cultura. O evento será realizado no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, localizado no bairro São Vicente, e dará visibilidade a atividades e manifestações artísticas, além de colocar em destaque questões relacionadas ao comportamento e a cultura haitiana. No local, também haverá ação do CRAS para inclusão de pessoas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O projeto foi idealizado pela produtora cultural Andréa Müller, do Espaço Cultural Beija-Flor Cobra Criada, voltado para a comunidade haitiana residente nos bairros São Vicente e Cidade Nova. A iniciativa apresentará a arte e a cultura haitianas, com o propósito de incluir e de inspirar novos acolhimentos culturais e sociais.
A 1ª Mostra Haiti de Cultura – Itajaí 2022 foi selecionada na Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí.
Confira a programação da mostra:
16/11 (quarta-feira)
19h – Exposição – Envizib
Reúne trabalhos de artistas haitianos residentes e não residentes no Brasil. Curadoria do artista visual haitiano Elie Alceo, residente no Brasil desde 2016. Horário especial para visitação de escolas públicas: Dias 16, 17 e 18 de novembro, às 9h, 10h, 14h e 15h. Contato para agendamento: Luiza Lösch (47) 9.8837-1383
20h – Palestra – Cultura e resistência: o que temos a aprender com os haitianos.
Palestrante: historiador Profº. Dr. José Bento Rosa da Silva, membro e fundador do Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos, da Foz do Itajaí.
21h – Coquetel – Fritay da Fedelene – Prato típico e popular no Haiti. Preparo da haitiana Fedelene Joseph, que reside no Brasil desde 2019.
16, 17 e 18/11 (quarta, quinta e sexta), das 15h às 19h – Ação da Secretaria de Assistência Social para inclusão de pessoas no CadÚnico
17/11 (quinta-feira)
20h – Mesa de Debate – Das políticas públicas e documentação ao abandono: a importância das redes de solidariedade e da cultura na manutenção dos haitianos no Brasil – Com tradução em LIBRAS.
20h – Lançamento de livro – Petit Haïti – Haitianos em Itapema (SC)
18/11 (sexta-feira)
20h – Mesa de Debate – Os desafios de aprender a língua portuguesa e preservar a língua materna para seus descendentes – uma proposta de política pública para migrantes – Com tradução em LIBRAS.
19/11 (sábado)
17h – Oficina: Musicalização – Ritmos do Haiti – Com Samuel Aubourg (haitiano), pianista, tecladista e organista – 10 vagas. Inscrições pelo link: https://forms.gle/pXh18fewRZTh9Wxx6
17h – Dj Angly Cideluz
18h – Exposição – Envizib – Venda de Artesanato – Trabalhos manuais produzidos na Paróquia São Vicente de Paulo pelo Coletivo Haiti Feminino, coordenado pela Pedagoga e Mestranda em Educação Marlene Eggert.
18h – Djesta Fenomenal
17h às 20h – Venda de Artesanato
19h – Oficina: Trançado e Resistência – Com Davidson Suce, natural de Maïssade e residente no Brasil desde 2014.
21h – Show: Banda Sons do Haiti | Dança Compás
Serviço:
O que? 1ª Mostra Haiti de Cultura – Itajaí 2022
Quando? 16 a 19 de novembro
Onde? CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados.
Endereço: Rua Érico Veríssimo s/nº, São Vicente, atrás da escola estadual EEB Elfrida Cristino da Silva.