Depois de dois anos o Circuito FAM de Cinema volta a ser realizado em Santa Catarina, levando os filmes premiados das edições 2019, 2020 e 2021 do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul. Dez cidades foram selecionadas para receber a Mostra Itinerante este ano, e representam cinco regiões do Estado.
Araranguá, Bombinhas, Caçador, Ibirama, Imbituba, Itajaí, Laguna, São Francisco do Sul e São José exibirão, entre os dias 24 e 30 de novembro, 16 curtas-metragens, que estão divididos em três sessões: “Fôlego”, “Voz e Imagem de Nós” e “Infantojuvenil”. Fazem parte da lista filmes vencedores das categorias Curtas Mercosul, Curtas Catarinense, Videoclipe e Infantojuvenil, escolhidos pelo Júri Popular e Oficial em suas respectivas edições.
A Capital Catarinense, Florianópolis ganha espaço no Circuito com a exibição especial de um longa-metragem: Pureza, do diretor Renato Barbieri. Protagonizado pela atriz Dira Paes, o filme foi a escolha do público na mostra Longas Ficção da 24ª edição do FAM, e ao longo dos anos recebeu mais de 25 prêmios, nacionais e internacionais, estreando nos cinemas em maio de 2022.
Sempre gratuito, os espaços que receberão a Mostra Itinerante variam entre escolas, auditórios, e teatros. Todas as cidades exibirão os três programas do Circuito, sendo que Araranguá, Bombinhas, Caçador, Laguna e São José contam com sessões extras. A produtora local de Caçador, no norte de Santa Catarina, também estenderá as sessões para a cidade vizinha, Rio das Antas, completando ainda mais o Circuito.
Em Florianópolis, o longa Pureza será exibido em duas sessões, uma delas com todos os recursos de acessibilidade (LSE, audiodescrição e janela de libras). Estima-se que, ao todo, o Circuito FAM de Cinema receba este ano um público de mais de duas mil e quinhentas pessoas, entre elas crianças, jovens, famílias, estudantes e professores.
Em breve todos os detalhes da programação e os locais específicos onde ocorrem as exibições serão divulgados pela Associação Cultural Panvision no site e redes sociais.
O Circuito FAM de Cinema é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Patrocínio BRDE e Komprão Koch Atacadista. Realização da Associação Cultural Panvision, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.