A partir desta terça-feira (13) abre para visitação, na Câmara de Vereadores de Itajaí, uma exposição sensorial pensada especialmente para pessoas cegas e de baixa visão. A ação integra o projeto “Arte pra cego ver”, desenvolvido para ser apreciado com as mãos. A mostra gratuita ficará aberta ao público até o dia 20 de dezembro, no Espaço Cultural da CVI.
Linhas, texturas e relevos em sete quadros em 3D permitem a interpretação das obras por meio do tato. Cada tela também conta com uma sinopse escrita em braile para contextualizar a experiência tátil. A exposição na Câmara pode ser conferida das 9h às 19h, de segunda a sexta.
De acordo com a produtora responsável pelo projeto, Ana Clara Marques, para tornar a exposição efetivamente acessível, o processo de criação das obras envolveu pessoas cegas do início ao fim. Os quadros foram confeccionados pela artista de Itajaí, Karin Buba, e representam lendas brasileiras das cinco regiões do país.
O projeto foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí.