A Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana segue com mutirão de limpeza e vistorias nas comunidades do interior de Itajaí. No levantamento realizado, as equipes informaram que uma casa foi destruída pelas fortes chuvas e 13 famílias precisaram ser removidas para abrigos ou casa de parentes e amigos. No entanto, na tarde desta quarta-feira (21) as pessoas já conseguiram retornar para as suas casas.
Nas lavouras, os maiores prejuízos foram na cultura do aipim, com aproximadamente 40 hectares atingidos e na produção de hortaliças, cujas perdas foram de cerca de 50% da produção total. Nas estruturas públicas, como estradas, pontes, pontilhões, serão necessários aproximadamente 350 km de patrolamento, 120 km de macadamização, para recuperar as estradas rurais de terra e aproximadamente 50 km de estradas rurais asfaltadas, que vão precisar de operação tapa buracos. Há registros de 29 barreiras na localidade, com quedas de árvores, três pontilhões danificados e risco de desmoronamento em um ponto da estrada em Laranjeiras, que segue com alagamentos persistentes, bem como em outros três pontos na região do Campeche.
“Nossas equipes estão trabalhando fortemente no interior do Município, com máquinas, homens e caminhões, para no menor tempo possível, deixar tudo limpo e organizado. Alguns serviços serão mais demorados, mas tudo será executado no seu devido tempo. Importante ressaltar que desde a manhã de terça-feira, estamos com nosso pessoal nas ruas atuando em ações emergenciais e auxiliando todas as famílias”, informou o Secretário de Agricultura e Expansão urbana, Cesar Reinhardt.