As fortes chuvas que atingiram Itajaí nos últimos dias levaram uma enxurrada de resíduos para as praias da cidade. Somente em dezembro, mais de 90 toneladas de materiais já foram recolhidas pelo Município de Itajaí, por meio da empresa Ambiental, responsável pela limpeza urbana. O quantitativo é quase três vezes maior do que o montante recolhido no mesmo período do ano passado.
Para garantir a limpeza da faixa de areia e dos calçadões, diariamente é feito o recolhimento dos resíduos que chegam à orla. O trabalho ocorre das 6h às 20h20 durante a temporada de verão e é reforçado em finais de semana de maior movimento. Nas últimas duas semanas, quando choveu mais de 500 milímetros no Município, cerca de 100 pessoas chegaram a atuar na limpeza das praias.
Apesar da limpeza diária da orla e calçadas, a chegada de novos resíduos é contínua, por se tratar de uma região de foz do rio. As praias de Itajaí também possuem características distintas da região. Na Praia Brava, por exemplo, não é possível a entrada de máquinas de recolhimento de lixo na faixa de areia, em função da área de restinga.
“Estamos passando um período atípico, de chuvas muito intensas, em que a quantidade de resíduos que chega às praias aumentou muito. As equipes foram reforçadas e estão empenhadas na limpeza, porém pedimos a compreensão da população sobre essa situação. Em muitos casos, a orla é toda limpa, mas quando a maré sobe os resíduos se acumulam novamente”, explica a gerente da Ambiental, Juliana Ramos.