A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio do Programa de Controle da Dengue, realizou na quarta-feira (24) um mutirão de limpeza no Cemitério da Fazenda. Participaram da ação 35 agentes de combate a endemias do município. Ao todo, a equipe eliminou em torno de 160 depósitos e recipientes que estavam acumulando água no local.
Conforme o gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira, este é o segundo cemitério público da cidade a receber a ação de limpeza. O primeiro foi o Cemitério do bairro Espinheiros, com apoio da Secretaria de Obras. O objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
“O cemitério da Fazenda já apresentou focos positivos e no bairro tivemos registro de pessoas que contraíram dengue. Durante o mutirão foram encontrados muitos depósitos com água parada. Pedimos que a população tenha atenção, pois há uma lei municipal que proíbe o uso de recipientes que acumulam água nos cemitérios”, destaca Lúcio Vieira.
Os principais depósitos encontrados pelos agentes de endemias no Cemitério da Fazenda foram vasos de flores com plástico, que acabam acumulando bastante água, e pratos de vasos.
Fique atento às dicas e cuidados nos cemitérios:
– Troque a água dos vasos por terra ou areia;
– Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;
– Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);
– Retire as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores, pois elas acumulam água;
– Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
– Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;
– Retire os suportes que represam água nas capelas para queima de velas;
– Floreiras de concreto devem estar furadas para permitir o escoamento da água.