A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Itajaí alerta para a atuação de golpistas na região.
De acordo com a presidente da entidade, Dra. Ana Paula Colzani, criminosos se passando por advogados ou representantes de escritórios de advocacia entram em contato com clientes, passam informações respectivas a processos que não estão em segredo de justiça e, a partir daí, cobram valores indevidos, dizendo se tratar de “custas judiciais”, antecipação de valores ou outros encargos.
“Não sabemos como esses golpistas conseguem os dados das pessoas”, esclarece a presidente. “Com esses dados, os criminosos dão tanta veracidade às informações que o cliente acredita mesmo que está falando com o seu advogado ou que a pessoa está tratando do seu processo”, complementa.
Como se prevenir
A OAB Itajaí orienta que tanto os profissionais quanto os clientes tenham cautela com as informações disponibilizadas diante dos inúmeros golpes que vêm sendo aplicados virtualmente.
Em caso de mensagens suspeitas, recomenda-se, ainda, que procurem fazer contato direto via chamada telefônica, videoconferência ou mesmo pessoalmente.