Uma programação intensa de música e um público animado nos cinco dias de evento marcaram o Carnaval no Mercado Público de Itajaí deste ano. A estimativa é de que mais de 45 mil pessoas participaram dos cinco dias de festa– cinco mil a mais do que em 2020, último ano de carnaval, antes da pandemia. O evento, realizado pelo Município através da Fundação Cultural, contou com 49 horas de música e movimentou a economia criativa local.
> Confira a cobertura fotográfica completa do Carnaval no Mercado
Esta edição do Carnaval no Mercado envolveu diversos artistas, técnicos e trabalhadores de Itajaí e região. Ao todo, 105 músicos integraram a programação e foram contratados 56 prestadores de serviços. Durante os cinco dias, os estabelecimentos sediados no Mercado Público e no entorno venderam aproximadamente 12 mil refeições e 40 mil litros de chope.
A festa democrática reuniu crianças, jovens, adultos e idosos, em atrações plurais que apresentaram desde as tradicionais marchinhas e sambas-enredo até temas de axé, maracatu e outros ritmos brasileiros. Os dias de maior movimento foram o sábado (18) e a terça-feira (21), em que cerca de 12 mil pessoas passaram por dia no Mercado Público. Entre domingo (19) e segunda (20), foram cerca de 20 mil pessoas nos dois dias.
Neste ano, o Carnaval no Mercado ofereceu uma grande estrutura coberta para os foliões em frente ao prédio centenário, e também disponibilizou estacionamento gratuito na Vila da Regata, bebedouro e estrutura de banheiros no entorno.
Durante os cinco dias de festa, passaram pelo palco mais de 15 atrações musicais. Os profissionais locais foram selecionados por meio de edital e, dentre as atrações que animaram o público estava a Bárbara Damásio e o Bloco Muito Obrigada Axé, Bebadosamba, Daniel Montero em Itafolia, Elisa Cordeiro, Louise Lucena, Tom Peixeiro, Suh Wagner, entre outros.
O superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, avalia o evento de forma positiva. Ele destaca a qualidade artística local da programação e o resultado econômico alcançado. “O evento mais uma vez atraiu famílias, pessoas de todas as idades, que se divertiram, desfrutaram da nossa música local de qualidade e movimentaram a economia criativa local de todo o entorno, nos restaurantes, bares e hotéis. Fizemos um cálculo do público a partir de toda essa movimentação, considerando os momentos de pico, circulação e uma média de público no espaço durante todo o período”, pontua.
A festa contou com a atuação de segurança privada e a presença das equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e Coordenadoria de Trânsito, sem registro de ocorrências graves.