O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) participou no último sábado (11) de um mutirão de limpeza na Praia Brava. A ação foi realizada pela CN Empreendimentos com o apoio do Município de Itajaí. O encontro reuniu cerca de 60 voluntários que também participaram de uma palestra de conscientização e receberam orientações sobre o descarte correto do lixo.
Entre embalagens plásticas, latas, bitucas de cigarros e rejeitos, foram recolhidos 52 quilos de resíduos da praia. Esta é a 4ª edição do mutirão Brava Limpa e, se somadas todas as ações, mais de 266 quilos já foram coletados e destinados corretamente.
O analista ambiental do INIS, Marcel Di Ruzza, enfatiza que os usuários da praia precisam compreender a importância da preservação. “A limpeza da praia é extremamente importante para sensibilizar e engajar as pessoas na causa, e mostrar que todos têm que fazer a sua parte. Esse é o quarto evento da Brava Limpa, então a gente vê que está ganhando corpo, já se estabeleceu, é permanente e é extremamente importante para a preservação do meio ambiente”, destaca.
Retorno à sociedade
Para garantir que esse lixo tenha uma destinação correta, a ação Brava Limpa conta com o apoio da Eco Local Brasil, uma organização não governamental (ONG) que realiza mais de 280 ações por ano para combater o lixo marinho no país. A entidade já retirou das praias mais de 182 mil quilos de resíduos. Além disso, a empresa faz o gerenciamento do material recolhido e transforma os materiais em mesa, banco, carrinho, quilha e utensílios domésticos.