A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Segurança Pública, abrirá novamente durante o mês de agosto o abrigo para moradores de rua. A medida leva em conta a grande procura no mês de julho e o forte frio que deve continuar na região. O abrigo fica no Centro de Referência Especializado da Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro POP), localizado na rua Francisco Delva, 67, no bairro Cidade Nova.
No mês de julho, o abrigo abriu durante 21 dias com 425 pernoites e 874 refeições. Entre os moradores de rua que utilizam o serviço, apenas 13% são da cidade de Itajaí, 24% são de Santa Catarina, 62,5% de outros estados e 0,5% de outros países.
“Para o mês de agosto, o abrigo abrirá a partir das 18h e não mais às 20h, podendo receber o público para pernoite até as 23h”, informa o diretor de Proteção Social Especial, Rubens Menon.
O local tem capacidade para receber até 30 pessoas. Os acolhidos ganham janta, café da manhã e podem tomar banho. Os moradores em situação de rua devem ir voluntariamente até o Centro POP e, em alguns casos, a equipe de Abordagem Social pode ajudar as pessoas no deslocamento ao abrigo. O horário de saída é até as 8h do dia seguinte.