O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, assinou nesta sexta-feira (2) a ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Rio Bonito. A empresa WTM Construções Civis Ltda. venceu a licitação e irá executar os trabalhos, que tem prazo de conclusão de um ano. O investimento na parte física é de R$ 1.848.091,51 com recursos próprios.
O prefeito Volnei Morastoni destacou durante o ato que a unidade de saúde atual já estava pequena para as seis equipes de Estratégia Saúde da Família, que atendem uma população de aproximadamente 25 mil pessoas. A previsão é que as obras de reforma e ampliação da UBS comecem em 15 dias.
“Essa é uma das unidades de saúde mais esperadas pela comunidade, será uma das maiores da nossa cidade e uma das maiores do país, porque terá mais de 1.200 m², o triplo do tamanho atual. Serão 14 consultórios médicos, seis consultórios odontológicos, ampla sala de espera, banheiros adaptados, sala de reuniões e outros ambientes. Será uma unidade modelo”, afirma Morastoni.
Para que ocorra a obra na unidade, a partir de segunda-feira (5) as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) 06, 08 e 30 atenderão os pacientes na rua Antônio Carlos Pereira Leão, 413, no Rio Bonito. Já as equipes de ESF 07, 45 e 51 estarão na rua Timbó, 105, na mesma localidade.
“Estamos muito felizes, pois sabemos o que essa unidade significa para a comunidade. O Rio Bonito tem uma demanda muito grande de atendimento, é a unidade que mais faz vacinas na cidade e tem uma equipe extremamente atuante”, comentou a secretária de Saúde, Sandra Ávila.
Unidade modelo
A Unidade Básica de Saúde Rio Bonito tem atualmente 461,65 m² e vai triplicar de tamanho com a reforma e ampliação – com mais de 1,2 mil m² será a maior UBS de Itajaí e uma das maiores do Brasil. Além do amplo espaço físico, a nova unidade contará com 14 consultórios médicos com banheiros acessíveis, seis consultórios odontológicos e sala de espera com 132 lugares.
Além disso, haverá sala de vacina nos padrões da Vigilância Sanitária, sala de medicações, sala de estabilização para situações de emergência, sala de educação permanente, sala para agentes comunitários de saúde, área de convívio interno para servidores com refeitório, copa, cozinha e vestiários, sala de procedimentos, entre outros ambientes.
Também será implantada na unidade uma nova proposta de dispensação de medicamentos. A nova sede ainda será totalmente climatizada e informatizada, bem como vai contar com acessibilidade e estacionamento para 23 veículos. A UBS tem atualmente 74 servidores e deve receber um reforço na equipe após a ampliação.
Novas UBS
Nos próximos meses a Secretaria de Saúde tem como meta a inauguração de novas unidades para atendimento das comunidades do interior, como São Pedro, São Roque e São Francisco de Assis. A Unidade de Saúde da Fazenda também receberá obras de reforma e ampliação ainda neste ano. Outra obra encaminhada é a nova Unidade de Saúde do Bambuzal, que deve ter a ordem de serviço assinada em breve.