O barco da equipe GUYOT environnement – Team Europe (FRA/ALE) chegou à Vila da Regata em Itajaí, por volta das 18h30, desta quinta-feira (30). O time desistiu da terceira etapa da The Ocean Race 2023 após ter um problema no casco e trouxe o IMOCA da Cidade do Cabo, na África do Sul, até o Brasil para participar da próxima perna da competição, rumo a Newport (EUA). A equipe foi recebida com carinho pelos visitantes do evento, que aplaudiram a chegada no píer.
O percurso até Itajaí levou 14,5 dias e, segundo os velejadores, foi bastante tranquilo. Cinco membros da equipe trouxeram o barco pelo Oceano Atlântico até o município catarinense. A partir de agora, a equipe intensificará a preparação para a próxima etapa. A previsão é que o IMOCA seja içado para manutenção já neste sábado (01).
“Foi um trajeto muito fácil, era muito perto e tivemos ventos tranquilos. Estamos entregando o barco seguro para a próxima etapa”, afirmou Philipp Kasüske, membro do time e responsável por conduzir o barco da África do Sul para Itajaí.
O velejador explicou que o time conseguiu fazer os reparos no barco rapidamente na Cidade do Cabo para voltar a tempo para a próxima etapa. “O barco está em perfeitas condições e pronto para continuar a corrida”, finalizou Philipp Kasüske.
A largada para Newport ocorrerá no dia 23 de abril. Ao todo, serão 5.500 milhas náuticas.
Tripulação desistiu da terceira etapa
Logo na largada da terceira etapa, os membros da tripulação da GUYOT environnement escutaram ruídos no barco e, após realizar uma inspeção na parte inferior, foi constatado um defeito. Diante disso, a equipe optou por retornar à Cidade do Cabo, na África do Sul, para fazer as manutenções necessárias e contou com o auxílio da equipe suíça Holcim para recuperação do IMOCA. O time iniciou bem a terceira etapa e estava na segunda colocação quando ocorreu o problema. Com a desistência, eles não pontuam na etapa.