A exposição Mar Adentro – Juntos Pelos Direitos dos Oceanos já está aberta para visitação na The Ocean Race Itajaí. A estrutura com 200 m² proporciona uma imersão no universo marinho e traz um alerta para a população sobre a atual situação de poluição dos oceanos, como esta problemática impacta da vida de todo planeta e também como cada um pode contribuir para preservação do meio ambiente.
Nos espaços, o visitante pode acompanhar diversas atividades interativas que abordam a importância dos oceanos, os ecossistemas costeiros e ações sustentáveis. A exposição foi desenvolvida pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), que integra a Diretoria de Gestão Ambiental do Instituto Itajaí Sustentável (INIS).
São mais de 20 painéis explicativos que abordam diversos temas sobre o consumo exagerado, descarte de resíduos plásticos, vida dos ecossistemas marinhos entre outras temáticas que, de maneira lúdica e informativa, objetivam a reflexão de todos. A exposição conta com sonorização, projeções e elementos marinhos como conchas, sedimentos, entre outros.
“Queremos que os visitantes possam repensar as suas próprias ações. A mudança está na conscientização e nas atividades práticas. Se nos unirmos, podemos mudar a situação dos oceanos”, comenta Mario Cesar Ângelo.
Logo após a abertura da The Ocean Race Itajaí, nesta quarta-feira (29), o espaço foi aberto ao público e atraiu muitos visitantes. A empresária Amandia Coelho visitou a exposição e ficou impressionada: “O descarte do lixo que vai parar nos oceanos chamou muito a minha atenção, não imaginava que era todo esse volume. Precisamos nos conscientizar e mudar hábitos para evitar esse desequilíbrio no ecossistema marinho”, afirma.
Descarte irregular, microplásticos e impactos na fauna marinha
Toda vez que o lixo é descartado de maneira incorreta, o destino “final” será nos rios e consequentemente no mar. A falta de conhecimento ambiental faz com que essa prática seja recorrente e, com isso, muitos resíduos são acumulados nos oceanos. A estimativa é que 80% do lixo dos oceanos tenha origem nas cidades.
Existem trilhões de plásticos e microplásticos no mar. Esse problema é retratado na exposição, que alerta para o perigo das ilhas de plásticos nos mares. Nos oceanos, os plásticos, se tornam micropartículas, que acabam sendo consumidas pelos peixes e dessa forma, chegam à mesa da população. A estimativa é de que 100 mil animais marinhos morrem por ano com a interação de plásticos nos mares.
Em Itajaí, diversos mutirões de limpeza são realizados nas praias e nos rios, para contribuir com a preservação dos mares. “Trouxemos diversos desses materiais, recolhidos pela nossa equipe e pelos voluntários para demonstração. Queremos chamar atenção de cada pessoa que passar por aqui para tornar a responsabilidade ambiental um hábito. Assim conseguiremos minimizar os impactos e construir um futuro melhor”, ressalta Marcel Ferrari, oceanógrafo do INIS.
A exposição Mar Adentro está localizada na área externa da Vila da Regata. O horário de visitação é das 14h às 23h, durante a semana. Aos finais de semana e feriados, o evento abre das 11h às 23h. A entrada é gratuita e a exposição é aberta à toda comunidade.