O Município de Itajaí, por meio da Sala de Situação de combate à dengue, realizou nesta terça-feira (6) a demolição de quatro galpões abandonados no bairro Imaruí. O local oferecia risco à saúde devido ao grande acúmulo de lixo e entulhos, que poderiam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, o espaço tinha sido invadido por moradores em situação de rua e usuários de drogas, trazendo problemas de segurança pública.
A ação nos galpões abandonados começou na manhã desta terça e foi até o fim do dia. Foram demolidas as paredes que restavam do estabelecimento para evitar a ocupação indevida do local. Em um dos pontos, havia até um casebre improvisado.
“Fizemos essa ação de demolição para diminuir a ocupação de moradores de rua e usuários de drogas, que acabavam trazendo diversos materiais que acumulavam água e, inclusive, objetos furtados. O imóvel continuará sendo monitorado pelo Município e com a demolição ficará mais fácil visualizar a ocupação”, comenta o gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses de Itajaí, Lúcio Vieira.
Durante a ação, a Secretaria de Assistência Social esteve presente com duas assistentes sociais, que ofereceram auxílio aos moradores que estavam no local, porém eles recusaram.
Desde o início do ano, os galpões vêm sendo monitorados pela Sala de Situação do município. Foram realizados levantamentos e relatórios sobre a situação de saúde e segurança do imóvel para conseguir a autorização de demolição. Participaram da ação, as Secretarias de Obras, Saúde, Assistência Social e Urbanismo, além da Defesa Civil, Codetran e Guarda Municipal.