O Município de Itajaí realiza neste sábado (29), a partir das 07h, a demolição de mais um imóvel desapropriado para dar continuidade ao projeto de implantação da Rua do Porto. O galpão fica localizado entre a avenida Irineu Bornhausen e as ruas Blumenau e Izabel Ramos Fabeni, no Centro. A previsão é que até segunda-feira (01) os trabalhos sejam concluídos.
O imóvel que será demolido possui mais de 8 mil metros quadrados, já foi sede da antiga loja HM (Hermes Macedo), e agora permitirá a expansão da via para a obra da Rua do Porto. Ao todo, os investimentos no projeto ultrapassam os R$ 27 milhões e contam com recursos de financiamento internacional do banco Fonplata.
Profissionais da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) estarão no local para sinalizar a via e garantir que o trânsito tenha fluidez e segurança.
Conheça o projeto da Rua do Porto
Ao ligar as avenidas Marcos Konder, no Centro de Itajaí, e Irineu Bornhausen (Caninana), no São João, a obra vai melhorar a mobilidade urbana, proporcionar segurança e resolver um dos principais gargalos do trânsito. O projeto prevê trecho exclusivo para o acesso de cargas e veículos pesados ao Porto de Itajaí e cria o espaço necessário para triplicar a área primária em mais de 300 mil metros quadrados.
Com seis pistas e faixa exclusiva para ônibus, a Rua do Porto terá mais de 50 mil metros quadrados de pavimentação em asfalto e se ligará da avenida Marcos Konder, no cruzamento com a rua Silva, até a avenida Irineu Bornhausen, no cruzamento com a rua Max. A nova via cruzará as ruas Tijucas, Capitão Adolfo Germano de Andrade, Felipe Reiser e Pedro Antonio Fayal.
O projeto também implantará 14 mil metros quadrados de passeios e ciclovias, sistema de drenagem pluvial, arborização e iluminação pública. A via dá continuidade às transformações que estão revolucionando o trânsito de Itajaí e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.