A Banda Filarmônica de Itajaí, que é mantida pelo Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação, recebeu novos uniformes e instrumentos musicais. Ao todo, foram entregues mais de 60 instrumentos musicais, como bumbo sinfônico, bateria, xilofone e euphonium, acessórios para o estudo de música e 90 uniformes. Os investimentos são de quase R$ 500 mil.
“Acreditamos que com esses investimentos nossos alunos terão mais qualidade para execução dos trabalhos. Também poderemos ofertar novas vagas para atender um número maior de participantes”, enfatizou o maestro da Banda Filarmônica, Laionel Ribeiro da Silva.
Os novos materiais serão utilizados pelos alunos da sede da Banda, que fica no bairro São Vicente, e também pelos estudantes dos polos das escolas João Paulo II e Melvin Jones.
Sobre a Banda Filarmônica de Itajaí
A Banda Filarmônica de Itajaí conta com 187 alunos na sede, 180 nos polos e 80 integrantes no corpo principal, que fazem apresentações em eventos. Para fazer parte da equipe é preciso ter mais de 8 anos e o interesse em aprender algum instrumento musical ou fazer coreografia para a banda. As aulas acontecem duas vezes por semana: uma do instrumento musical e outra de teoria musical. Na unidade, são lecionadas as seguintes disciplinas: corpo cerimonial, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão de marcha, percussão sinfônica, bateria e musicalização.
“Quem quiser participar é só se dirigir até a sede da banda acompanhado do responsável. Para realizar a inscrição, é necessário o documento pessoal da criança, do responsável, comprovante de residência e foto 3×4. Todos os iniciantes têm aulas de teoria musical e musicalização, além da aula de instrumentos. Para ser aluno da banda, é necessário que o estudante esteja matriculado na Rede Municipal de Ensino”, informou o maestro.
Em seus 34 anos de história, a Filarmônica de Itajaí, que tem 17 pessoas da equipe docente e administrativa, realizou seis apresentações no Chile e uma turnê em Portugal. Estima-se que mais de quatro mil alunos já passaram pela banda itajaiense, que se tornou referência no estado de Santa Catarina. A Banda Filarmônica também é tricampeã estadual e bicampeã interestadual, além de ter recebido a menção em uma cartilha editada pelo projeto Bandas, do estado de Santa Catarina. Em 2019, foi campeã sul brasileira de bandas e fanfarras. Em outubro de 2022, a banda se apresentou em uma solenidade da Organização das Nações Unidas (ONU), em Curitiba (PR).