A Prefeitura de Navegantes iniciou esta semana a instalação de 11 rampas de acesso à Praia de Gravatá, sendo cinco delas com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção e as outras seis com degraus.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras, Fernando Vieira, serão utilizadas cerca de 700 escoras de eucalipto tratado, que serão estaqueadas a dois metros de profundidade para que resistam a ação das marés e ressacas. As rampas terão 1,5 metros de largura e a extensão vai variar entre 30 a 40 metros de comprimento, dependendo do modelo (rampa lisa ou em forma de escadaria) e do local onde serão fixadas. “Estas rampas estão sendo instaladas nos mesmos locais onde haviam os acessos que foram arrancados, juntamente com parte do calçadão de madeira, pelas fortes ressacas que atingiram o nosso litoral no final do ano de 2016. Estamos tomando todo o cuidado para que as rampas fiquem com a inclinação suave e dentro das normas de acessibilidade. Outra preocupação da administração municipal é reforçar a base de sustentação e construir uma barreira com escoras, para amenizar o embate das ondas”, explica o engenheiro.
Vale ressaltar, que os recursos para esta obra são oriundos do Ministério da Integração, através de relatório formalizado pelo município junto a Defesa Civil Nacional, que esteve ‘in loco’ na cidade e comprovou a gravidade da situação e a real necessidade de recuperação dos estragos na infraestrutura daquela região do balneário de Gravatá.
Já o secretário municipal de Obras, Sebastião Alves da Silva, explica que além das rampas de acesso, o município reconstruiu cerca de 500 metros lineares de deque de madeira e a ciclovia ao longo da Avenida Beira-mar, no trecho que havia sido destruído. Outra importante melhoria no local foi a conclusão da última etapa de implantação do novo sistema de iluminação ao longo do calçadão até a divisa com o município de Penha.