Na manhã desta quarta-feira (24), ocorreu uma colisão entre o barco de pesca Trimar XVII e o ferry boat de Itajaí, durante a travessia da embarcação. No momento da colisão, diversos passageiros e motos foram ao chão.
Acredita-se que o forte nevoeiro possa ter prejudicado a visibilidade do piloto do pesqueiro, que aparentemente não tomou as precauções exigidas pela legislação ao atravessar a área onde barcos com passageiros navegam.
Vídeos compartilhados por passageiros nas redes sociais mostram o momento de tensão vivido pelos usuários na balsa após a colisão.
Ver essa foto no Instagram
Confira a nota emitida pela empresa NGI Sul:
A NGI Sul informa que na manhã desta quarta-feira (24) foi registrado um abalrolamento envolvendo uma de suas embarcações que colidiu com uma barco de pesca. O fato ocorreu na área restrita de manobra, preferencial do Ferry Boat. Não houve feridos.
O incidente teve como possível causa a neblina. Segundo relato do mestre da embarcação Santa Catarina XV da NGI Sul, houve um alerta via rádio que estava ele realizava a travessia do rio, não havendo comunicação de nenhum outro barco a não ser da frota da empresa, sendo assim surpreendido pelo barco de pesca.
A protocolo náutico determina que em casos de neblina e mau tempo, cabe ao mestre realizar este alerta evitando possíveis ocorrências.
A empresa esclarece que não houve registro de vítimas entre usuários e sua tribulação, apenas danos materiais.
Caberá agora a Autoridade Marítima a investigação do acidente.
O Ferry Boat envolvido no incidente foi retirado das operações para reparos e um reserva, permite que quatro embarcações realizem a travessia normalmente.
Por fim a NGI Sul informa que prestou auxílio aos usuários e reforça seu compromisso com com a segurança e estará a disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos.