As matrículas da Rede Municipal de Ensino para o próximo ano letivo serão realizadas de forma on-line, através de um sistema desenvolvido pela Secretaria de Educação de Itajaí. O formulário deverá abrir em novembro e tem como objetivo diminuir as filas presenciais, proporcionando maior conforto para as famílias neste processo, além de garantir acesso igualitário na escolha das vagas.
As rematrículas de alunos que seguirão na mesma unidade de ensino já são realizadas automaticamente. O sistema on-line visa acelerar principalmente as matrículas da pré-escola para o Ensino Fundamental, que são o maior número. No ano letivo de 2022, foram mais de 3 mil matrículas nestas turmas. Além disso, matrículas para transferências de unidades escolares e de novos alunos também estarão disponíveis na nova plataforma.
“Queremos proporcionar uma matrícula facilitada e organizada, que seja confortável para as famílias e colabore com o trabalho de todos os envolvidos”, comenta a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso.
O processo de matrícula acontecerá inicialmente através do portal, que estará disponível para web e celular, permitindo acesso de qualquer aparelho com internet. Após o cadastramento no site, que garante a vaga no período e na instituição disponível selecionada, será necessário ir presencialmente à unidade escolar para entrega dos documentos.
Cadastro através do CPF
O cadastro no sistema será realizado com o CPF do aluno. Através do documento será possível resgatar no sistema todas as informações necessárias para efetivar a matrícula. A sugestão é que os alunos que ainda não possuem o número realizem em tempo o cadastro on-line e gratuito através do site da Receita Federal. Imigrantes devem procurar a Polícia Federal para receber orientações e suporte sobre como emitir documentos brasileiros.
Wi-fi Livre
O uso da tecnologia deve promover acesso igualitário, sendo mais justo do que atualmente da forma presencial. O Município disponibiliza 205 pontos de rede Wi-fi Livre gratuito e são mais de 200 mil habitantes cadastrados. Além disso, locais públicos como a Biblioteca Municipal disponibilizam computadores que podem ser utilizados para realização da matrícula de quem não tiver acesso a internet.