Maior polo pesqueiro industrial do Brasil, Itajaí recebe nesta quinta (29) e sexta-feira (30) a ExpoMAR 2023. O evento, que é gratuito e ocorre no Centreventos, tem como objetivo reunir todas as cadeias produtivas e de negócios relacionados à pesca, maricultura e logística. A ação conta com o apoio do Município de Itajaí e iniciou as atividades nesta quinta, data em que é celebrado o Dia do Pescador.
A abertura da feira e congresso internacional ainda contou com a presença do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e do Ministro da Pesca, André de Paula. A expectativa é que passem pelo evento cerca de 1.500 pescadores, armadores, maricultores e indústria pesqueira.
“Itajaí é o principal polo pesqueiro do Brasil e receber eventos desta importância consolidam o município dentro do segmento e atraem a atenção para a cidade. A ação também aborda novas tendências, sustentabilidade e oportunidades para o setor da pesca com discussões relevantes aqui em nossa cidade”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
A ExpoMAR possui foco na sustentabilidade e competitividade do setor pesqueiro e da maricultura. O evento também sedia debates e palestras sobre negócios, estratégias, tendências, perspectivas, tecnologias e as principais oportunidades do setor.
Haverá ainda a presença de especialistas nacionais e internacionais que vão apresentar os mais recentes avanços em temas como gestão de recursos pesqueiros, economia do mar e a pesca no Brasil, plano espacial marinho e sinergias e conflitos. Além disso, serão debatidos os desafios e estratégias para elevar a competitividade e sustentabilidade da indústria de processamento de pescado, assim como os efeitos das mudanças climáticas, a disponibilidade e o comportamento dos estoques pesqueiros e na maricultura.
A ExpoMAR é o primeiro e único evento da indústria pesqueira e maricultura focado em discutir e projetar o setor, gargalos e desafios para os próximos trinta anos. A ação reúne o Fórum Internacional de Pesca, Seminário de Maricultura, Mostra Técnico-Científica e Feira de Negócios. A programação abrange atividades variadas com horários entre às 9h e 16h desta quinta, e das 8h às 15h na sexta-feira (30).