Pelo menos 30 das 120 unidades da Rede Municipal de Ensino foram afetadas pelas ocorrências causadas pelos fortes ventos nesta quinta-feira (13). Como forma de prevenção, a Secretaria de Educação de Itajaí suspendeu as aulas no período vespertino. Na sexta-feira (14), as atividades serão retomadas em todas as unidades do Município, com exceção da Escola Básica Professora Maria Rosa Heleno Schulte, do bairro Espinheiros, que foi a mais atingida. Nas demais unidades, os trabalhos de manutenção já iniciaram, com a remoção de entulhos, pequenos reparos e limpeza das áreas, a fim de garantir o acesso para todos os estudantes em suas respectivas unidades de ensino.
Na Escola Básica Professora Maria Rosa Heleno Schulte houve destelhamentos e a queda do forro do corredor que dá acesso ao pátio externo e ao local da cozinha/refeitório, onde os alunos fazem a merenda. Por conta disso, não há condições da retomada das aulas na unidade nesta sexta-feira. A previsão é que os estudantes retornem à escola na segunda-feira (17).
“Os trabalhos para recuperação do local já começaram logo após a passagem do ciclone extratropical. Cerca de 10 pessoas trabalhavam durante a tarde desta sexta-feira na unidade para deixar tudo de acordo para o início da próxima semana. O mais importante é proteger a vida dos nossos alunos”, informou a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.
Nas Escolas Maria Dutra Gomes, do bairro Dom Bosco, Edy Vieira, do Salseiros, e no Centro Educacional Cacildo Romagnani, do Cidade Nova, os maiores danos foram nos ginásios de esporte. O departamento de infraestrutura ainda está realizando o levantamento de todos os estragos para dar início aos reparos emergenciais.