Na última semana, foi dado início à montagem do reservatório de aço vitrificado que vai atender os bairros Gravatá e Meia Praia, na Rua José Romão. O tempo estimado da construção é de 30 dias.
De acordo com a Secretaria de Saneamento Básico (Sesan), após a conclusão da montagem do reservatório, a próxima etapa será a instalação da bomba (Booster) que irá injetar a água no sistema de abastecimento dos bairros que serão atendidos.
A adutora Gravatá, que integra o sistema de abastecimento, já passou pelo teste de carga para verificação de vazamentos e aguarda a finalização do reservatório para os testes finais e entrada em operação.
O reservatório, após instalado, terá a capacidade de três milhões de litros de água e irá atender os bairros Meia Praia e Gravatá. A região foi escolhida por ser, ao longo dos anos, a localidade que mais sofre com as baixas pressões nas redes de distribuição de água tratada, principalmente no verão, e é uma demanda da população a pelo menos 35 anos.
De acordo com o secretário, Valério Cesar Gonzaga de Campos, a construção do reservatório de aço vitrificado simultaneamente com a da Adutora Gravatá, com 3,2 quilômetros de extensão e 350 mm de diâmetro, elevará a capacidade de reservação de Navegantes dos atuais 2 mil para 5 mil metros cúbicos reforçando o abastecimento da região pelos próximos 20 anos.