Com o objetivo de diagnosticar a doença no município, entre os dias 24 e 28 de julho, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão engajadas na Campanha de Combate às Hepatites Virais. Os testes rápidos para detecção da doença (tipo B e C) são disponibilizados durante o ano todo, contudo, nesta semana, as UBSs estarão intensificando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
O secretário de Saúde, Pablo Sebastian Velho, pontua que dia 28 de julho é a data que o mundo inteiro chama a atenção para o combate a essa doença silenciosa, que não apresenta sintomas e que se não for tratada pode causar sérios problemas para a saúde, levando à cirrose hepática e ao câncer de fígado, mas que, com diagnóstico precoce, tem tratamento com grandes chances de cura.
Conforme a enfermeira Helena Soares, para a realização do teste, não é necessário agendamento e nem encaminhamento médico, basta o cidadão se dirigir até a UBS e fazer a solicitação na recepção. O teste é realizado na hora e o resultado é sigiloso, sendo que, nos casos positivos, o paciente já é encaminhado para acompanhamento médico.
Vale ressaltar que o teste rápido das hepatites pode ser realizado também nas Unidades de Saúde com horário estendido: Central, Machados, Gravatá e São Paulo, que trabalham até as 23h, e aos sábados, entre 8h e 17h.