O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) de Itajaí vai iniciar um novo grupo terapêutico de Reflexoterapia. A prática contribui para alívio de dores, eliminação de toxinas, redução de ansiedade, entre outros benefícios. Ao todo, serão realizados oito encontros. O grupo se reunirá nas quartas-feiras, das 15h às 16h, a partir do dia 2 de agosto.
A prática de autoreflexoterapia tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos participantes sobre os pontos reflexos do corpo, localizados nos pés e nas mãos. Quando são associados aos estímulos corretos, esses pontos proporcionam sedação, tonificação e equilíbrio do corpo e das emoções.
Esta prática terapêutica estabelece o equilíbrio (homeostase) das funções orgânicas do ser humano. Alguns dos benefícios da autoreflexoterapia são: auxílio na eliminação de toxinas, alívio da dor crônica e aguda, diminuição da ansiedade, melhora do humor, profundo relaxamento, entre outros. Os encontros também utilizarão fitoterapia, aromaterapia, meditação, musicoterapia e vivências terapêuticas para melhoria da saúde.
Sobre o CEPICS
O centro oferece gratuitamente diversas práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) para a comunidade, que contribuem com a saúde física, mental e emocional. Entre elas: acupuntura, homeopatia, ventosaterapia, auriculoterapia, terapia comunitária integrativa, yogaterapia, reiki, aromaterapia, cromoterapia, fitoterapia, reflexologia, quick massagem e, também, do-in. As terapias são preventivas e podem ser aliadas ao tratamento convencional de todos os pacientes.
As PICS são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. No CEPICS, estão disponíveis 18 práticas terapêuticas oferecidas pelo SUS.
Os interessados podem se inscrever diretamente na unidade, que fica localizada na rua Uruguai, nº 277, bairro Centro, ou pelo telefone (47) 3246-0025.