A Secretaria de Assistência Social realizou na quinta-feira (31) reunião de alinhamento com a Celesc, que anunciou que famílias em vulnerabilidade social de Itajaí e Navegantes poderão ser contempladas com a troca de equipamentos elétricos antigos por outros mais novos e eficientes.
As visitas domiciliares pela instituição estão previstas para iniciar nas próximas semanas. A população deve ficar atenta para receber as equipes, que estarão devidamente identificadas e deverão olhar os chuveiros, geladeiras, freezers e lâmpadas das residências.
De acordo com a equipe da Celesc, somente em Navegantes e Itajaí, mais de 3 mil famílias já foram beneficiadas com a iniciativa.
A iniciativa faz parte do projeto Sou Legal, Tô Ligado, da Celesc. Para a seleção das famílias, a Celesc conta com o apoio das prefeituras, em especial da Secretaria de Assistência Social, que irá auxiliar na seleção das famílias, uma vez que possui a relação das pessoas com baixa renda no município. Aqueles que já têm o cadastro da tarifa social de energia elétrica também são elegíveis.
Serão beneficiados consumidores que se enquadrem nos critérios de vulnerabilidade e não tenham débitos com a Celesc. O objetivo é promover o uso eficiente da energia elétrica, e conscientizar a população sobre a importância de evitar o desperdício.
A substituição dos equipamentos se dá de forma completamente gratuita para o consumidor e o recolhimento para descarte do equipamento ineficiente é obrigatório. Entre os itens que poderão ser substituídos estão chuveiros, geladeiras, freezers e lâmpadas.
Nas visitas, as equipes estarão de uniforme, identificadas através de crachá com foto e utilizando veículos plotados em ambas as portas frontais com a frase “A serviço da CELESC”, bem como o “Logotipo do Programa de Eficiência Energética ANEEL”, o “Logotipo da CELESC” e o “Logotipo da 5EC Engenharia Ltda”.