Os dois projetos de ferrovias que estão em desenvolvimento em Santa Catarina foram apresentados para os representantes da China Railway Construction Corporation (CRCC), uma das maiores construtoras do mundo.
Os dirigentes chineses foram recepcionados pelo governador Jorginho Mello e pelos secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, e de Articulação Internacional, Juliano Froehner.
A comitiva conheceu os detalhes do projeto executivo do trecho que liga Araquari a Navegantes. São 60 quilômetros que conectam o Complexo Portuário de Itajaí à malha ferroviária nacional.
O outro estudo apresentado foi o projeto básico de 319 quilômetros da ferrovia que ligará Chapecó a Correia Pinto. A proposta conectará o Oeste catarinense com a malha nacional, permitindo também acesso ao Litoral catarinense.
Para o governador, o Estado tem pressa nesses projetos e vai trabalhar para que essas parcerias saiam do papel.
A CRCC tem operações em mais de 130 países. Atua na contração, planejamento, investimentos, desenvolvimento de projetos imobiliários, industriais, logística, proteção do meio ambiente, financiamento industrial e outros negócios.