O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) orienta a população sobre os cuidados necessários com os animais em casos de inundações. O Município está em alerta e, durante este período, os profissionais da Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) irão acolher os animais que necessitam de assistência veterinária.
As solicitações devem ser feitas através do Plantão da Defesa Animal, por meio de mensagens de Whatsapp, no número (47) 98857-2144. A equipe não atende ligações.
No entanto, os animais que estiverem saudáveis, mas não tiverem local seguro para ficar, devem ser levados pelos tutores até a tenda que estará ativa para receber os pets no Parcão, que fica localizado na praça da avenida Beira-Rio. A estrutura estará pronta para receber os animais a partir das 13h desta sexta-feira (06).
O INIS solicita ajuda às pessoas que puderem acolher um animal provisoriamente até a situação ser normalizada, em Itajaí. Atualmente, a UAPA está lotada e há cerca de 300 animais disponíveis para adoção.
Pessoas em abrigos com animais
Até a tarde desta quinta-feira (05), um abrigo foi ativado no Município de Itajaí para acolher a população. A estrutura foi montada no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão (Rua Odílio Garcia, nº 445, bairro Cordeiros) e tem capacidade para cerca de 200 pessoas. No local, também há um espaço reservado para abrigar os pets das famílias atingidas.