O Maracatu Baque Mulher Itajaí – Balneário Camboriú celebra cinco anos de existência. Para comemorar essa data especial, o grupo traz a renomada Mestra Joana Cavalcante, coordenadora do Movimento Nacional Baque Mulher e a única mulher a liderar um Maracatu Nação, a Nação de Maracatu Encanto do Pina (Recife/PE), fundada pela Yalorixá Maria de Sônia em 1980. As festividades iniciam nesta sexta-feira (06) e seguem até domingo (08), com roda de conversa, oficinas e apresentações.
O evento, intitulado “Rufem os tambores… Mestra Joana chegou!”, é uma homenagem à música que marcou o desfile da Nação Encanto do Pina no Carnaval Recife 2023, ano em que a Nação se consagrou campeã, e à vinda inédita de Mestra Joana com o Baque da Nação Encanto do Pina para a região.
Na sexta-feira (06), às 19h, no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Itajaí, haverá uma roda de conversa conduzida pela Mestra Joana, que contará com a participação de representantes dos Movimentos Negros de Itajaí: Prof. Dr. José Bento Rosa da Silva, coordenador do Núcleo Afrodescendentes Manoel Martins dos Passos, e Profa. Regina Almeida, coordenadora do Grupo Mariama. A mediação será realizada pela advogada Emanuelle Carvalho, membro do Baque Mulher. A atividade é aberta ao público, porém é necessário realizar inscrição (https://forms.gle/NDqn1BZ83eRPcbFA6).
Já no sábado (07), Mestra Joana ministrará as oficinas de Maracatu Baque Mulher e de Maracatu de Baque Virado, com a participação especial da batuqueira recifense Luiza dos Santos. Elas acontecerão no CEU das Artes no Bairro São Vicente, das 8h às 18h. As oficinas têm custos de inscrição variados, de acordo com as escolhas dos participantes (descritas ao final da matéria).
As inscrições para as Oficinas de Maracatu Baque Mulher e Maracatu Encanto do Pina estão abertas e podem ser realizadas pelo Formulário de Inscrição disponível nas redes sociais do Baque Mulher Itajaí – Balneário Camboriú (@baquemulheritajaibc) ou pelo e-mail baquemulherbalneario@gmail.com.
Encerrando a programação, no domingo (08) deve acontecer o Cortejo de Maracatu e a Festa de Aniversário do Baque Mulher Itajaí – Balneário Camboriú. Os eventos de domingo são gratuitos, mas estão sujeitos a confirmação do local e de realização de acordo com as condições climáticas.
Sobre a Mestre Joana
Mestra Joana é uma figura de destaque na comunidade do Bode, no bairro recifense do Pina, onde atua como líder há 15 anos. Além disso, ela coordena o projeto social Encantinho na sede da Nação, oferecendo reforço escolar e oficinas para jovens e crianças da comunidade. Mestra Joana também lidera o Movimento Nacional de Empoderamento Feminino Baque Mulher, que conta com mais de 1000 mulheres em 38 filiais no Brasil e em Lisboa (Portugal), promovendo a luta contra o machismo, o racismo e a violência contra as mulheres.
Confira a programação do evento:
06/10 – das 19h às 22h
Mesa “Cultura Negra na construção da sociedade brasileira – Conexões entre Itajaí e Recife”.
Local: Auditório do IFSC (Campus Itajaí)
07/10 – das 8h30 às 12h
Oficina de Maracatu Baque Mulher com Mestra Joana Cavalcante e batuqueira Luiza Anjos.
Local: CEU das Artes (São Vicente)
07/10 – das 14h às 17h30
Oficina de Maracatu de Baque Virado com Mestra Joana Cavalcante e batuqueira Luiza Anjos.
Local: CEU das Artes (São Vicente)
Oficinas:
3 horas de oficina (Repertório do Baque Mulher ou do Encanto do Pina): R$180,00
6 horas de oficina (Repertório do Baque Mulher ou do Encanto do Pina): R$210,00
08/10 – (horário e local a confirmar)
Cortejo de Maracatu e a Festa de Aniversário do Baque Mulher Itajaí – Balneário Camboriú.
Mais informações: baquemulherbalneario@gmail.com
Mariana Mattos – coordenadora do Baque Mulher Itajaí – Balneário Camboriú
(47) 48 92000-8070