Começou a ser implantado no último sábado (21) o novo Sistema de Ônibus Local (SOL) de Itajaí. O primeiro dia de implantação das mudanças foi um momento importante para avaliar o funcionamento do serviço e identificar possíveis ajustes. A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação foi às ruas para verificar a operação do transporte coletivo e se reuniu com a empresa concessionária, o Consórcio Atalaia, nesta segunda (23) para tratar sobre os avanços necessários.
Confira a seguir as dúvidas mais frequentes sobre o novo serviço:
1 – Tenho saldo no meu cartão antigo. O que faço?
Resposta: Você poderá utilizar os seus créditos pelo período de 90 dias pelo valor antigo, que é R$ 3,63. Depois desse período, as novas tarifas serão aplicadas.
2 – Onde posso comprar créditos / bilhetes?
Resposta: Nos três terminais da cidade (Fazenda, Cordeiros, Ressacada). Em breve, a compra também estará disponível pelo aplicativo do transporte: CliveBus.
3 – Onde posso consultar horários e linhas?
Resposta: Todas as linhas, horários e trajetos estão disponíveis no site consorcioatalaia.com.br. O aplicativo para celular CliveBus também disponibiliza todas as informações sobre o transporte público de Itajaí.
4 – Como faço para saber qual ônibus devo pegar?
Resposta: O aplicativo de celular CliveBus é a melhor ferramenta para planejar sua viagem dentro de Itajaí. Basta colocar o ponto de partida e o ponto final que o app te mostrará a melhor rota, qual ponto mais próximo, em qual ônibus embarcar, horário e onde desembarcar.
5 – As tarifas mudaram?
Resposta: A partir de 1º de novembro de 2023 serão cobradas as seguintes tarifas:
● Tarifa para compra antecipada (uma integração): R$ 4,30;
● Tarifa em dinheiro na hora do embarque (embarque único): R$ 4,50;
● Tarifa Diária (embarques ilimitados por dia): R$ 6,00;
● Tarifa Semanal (embarques ilimitados por 7 dias): R$ 36,00;
● Tarifa Mensal (embarques ilimitados por 31 dias): R$ 156,00;
● Estudantes (embarque único): R$ 2,15;
● Gratuidade: Idosos, crianças até 5 anos e pessoas com deficiência.
Obs.: Todos os usuários devem adquirir o cartão para utilização do sistema e tarifas especiais (exceto as pessoas que optarem pelo pagamento em dinheiro na hora do embarque).
6 – Vou gastar mais com a nova tarifa?
Resposta: Não. O novo sistema foi criado para ser vantajoso e estimular o uso do transporte público. Enquanto na tarifa atual você gastaria pelo menos R$ 7,26 para ir e voltar do trabalho (dois embarques), na nova tarifa você paga R$ 6,00 para embarques ilimitados no dia.
7 – Como identificar um ponto de ônibus?
Resposta: Ao todo, temos 632 paradas de ônibus pelas ruas, sendo 171 novas. Além dos pontos já existentes, os pontos novos terão sinalização horizontal (pintura no chão) e vertical (placas) já em fase de implementação. Todos podem ser encontrados no aplicativo.
8 – Por que os ônibus não passarão nos mesmos locais de antes?
Resposta: A logística do transporte público foi completamente ajustada para atender as demandas da população, com destaque para a otimização de trajetos. Com o redesenho das linhas e ajustes das ruas, dobramos o número de viagens, tornando o sistema mais rápido e eficiente. No modelo antigo, os ônibus tinham trajetos muito longos, que prejudicavam os usuários.
9 – Como o transporte ficará melhor?
Resposta: Com a remodelagem do sistema, foram criadas mais linhas, com mais frequência de horários e mais ônibus. Cinco linhas são totalmente novas. Os locais por onde passam cada ônibus também foram modificados para garantir a eficiência nos deslocamentos. Além disso, há vários outros benefícios como passagem com embarques ilimitados, Wi-fi, ar-condicionado, acessibilidade e reconhecimento facial.
10 – Meu atual cartão continuará válido?
Resposta: Sim. É possível utilizar o mesmo cartão no novo sistema, que iniciou no último sábado (21). Ao iniciar em 1º novembro as novas tarifas, será necessário atualizar o cadastro com reconhecimento facial em um dos terminais: Fazenda, Ressacada e Cordeiros. Para fazer um cartão novo também basta ir a um dos terminais.