Desde o último mês, quando iniciou a temporada de fortes chuvas e enchentes por todo o estado, Navegantes vem sofrendo com o alto volume de resíduos que chegam à praia através do Rio Itajaí Açu. Do começo de outubro até os primeiros dias de novembro, as equipes de limpeza, chefiadas pela Secretaria de Saneamento Básico (Sesan), recolheram mais de 200 toneladas de materiais da orla do município.
Segundo o secretário da Sesan, Valério de Campos, as equipes realizam a limpeza da praia diariamente, porém, devido à grande quantidade de dejetos, tem sido árduo manter todo o perímetro da praia limpo de forma contínua, uma vez que a maré continua trazendo mais resíduos, que acabam sendo espalhados pelos 11 km de orla marítima da cidade.
O Rio Itajaí Açu, responsável por trazer à Navegantes esses resíduos, tem mais de 270 km de comprimento e atravessa 47 municípios. Ou seja, a Sesan sozinha tem de fazer o recolhimento da sujeira de todas essas cidades, uma tarefa quase impossível, mas que vem sendo feita pelos trabalhadores.
Os resíduos mais comuns recolhidos são galhos e restos de árvores, porém, as equipes já se depararam com outros itens, desde sacolas plásticas, garrafas PET, móveis e até animais mortos.
De acordo com a Sesan, a expectativa é que leve algumas semanas até a normalização da situação, desde que o tempo colabore e as chuvas fortes, somadas com enchentes, deem uma trégua no estado, em especial nos municípios banhados pelo Rio Itajaí Açu.