O Semasa instalou neste domingo (17) pontos de distribuição de água potável nos bairros. Quatro caixas d’água de 20 mil litros estão sendo abastecidas por caminhões-pipa e ficarão disponíveis até que as estações de tratamento retomem as operações normais.
A medida é uma forma de minimizar os impactos da falta de água pela cidade. Neste domingo, toda a área urbana de Itajaí e Navegantes pode ter ocorrências de baixa pressão ou falta d’água. Áreas altas estão entre as mais afetadas, já que não há vazão suficiente na rede para a operação das bombas de recalque (boosters).
Para que a população possa ter acesso à água tratada gratuitamente, as caixas foram instaladas nos seguintes locais:
Cordeiros
Paróquia São Cristóvão
Rua Odílio Garcia, nº 456
Cidade Nova
Centro Educacional Pedro Rizzi
Rua Agílio Cunha, nº 812
Cidade Nova
Praça da Unidade Básica de Saúde
Rua Agílio Cunha esquina com Rua Ministro Luiz Galotti
Itaipava
Pátio da Igreja
Avenida Itaipava (Estrada Geral), nº 2229
O abastecimento está sendo feito gradativamente nestes locais. É necessário levar recipientes como galões e garrafas.
Dificuldades no tratamento da água
Com as fortes enxurradas que atingiram a bacia do Rio Itajaí-Mirim, Itajaí sofre com a lama que se forma no ponto de captação. Neste domingo, a produção de água segue reduzida e os reservatórios estão em níveis críticos devido às constantes interrupções no funcionamento do sistema para limpeza de filtros e decantadores, somadas à demanda elevada no consumo, que não estão permitindo a recuperação dos reservatórios.
A principal reservação de Itajaí, no São Roque, está em apenas 15% de sua capacidade, enquanto Arapongas registra 32%. Morro Cortado, Morro da Cruz e Cabeçudas permanecem vazios. Os sistemas isolados de abastecimento nos bairros Limoeiro, Brilhante, Paciência e Campeche, na zona rural, estão funcionando regularmente.