A Fundação Cultural de Itajaí abre nesta segunda-feira (18) as inscrições para o edital Meu Primeiro Livro. A iniciativa contemplará obras em seis categorias (gêneros literários): crônica, conto, poesia, novela, romance e dramaturgia. Serão selecionados nove projetos, divididos em cotas com os seguintes valores: 06 cotas de R$ 10 mil e 03 cotas de R$ 15 mil. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Prosas e o prazo encerra às 18h do dia 18 de janeiro de 2024.
<Clique aqui e inscreva-se no edital Meu Primeiro Livro>
Podem participar do edital pessoas físicas (maiores de 18 anos) e jurídicas, com residência comprovada em Itajaí no mínimo há dois anos e que não possuam obra de sua autoria publicada. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto para avaliação. A documentação necessária para a inscrição e demais informações do Meu Primeiro Livro (Edital nº 020/2023) podem ser acessadas na página da Fundação Cultural, no menu Editais.
A avaliação dos projetos será realizada por uma comissão formada por um parecerista técnico da área de literatura, um representante da Câmara Setorial de Literatura vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, e um representante da Fundação Cultural de Itajaí. A Comissão de Pareceristas avaliará os critérios previstos no edital e documentos exigidos, considerando a relevância, viabilidade técnica e a coerência entre o cronograma e o orçamento da proposta.
O edital prevê que cada autor selecionado terá que publicar no mínimo 300 exemplares do livro, tendo que destinar à Fundação Cultural de Itajaí 5% do total produzido, a título de contrapartida.
O Meu Primeiro Livro visa fomentar a produção literária na cidade e, por meio do edital, distribui recursos para que autores e autoras que nunca publicaram livro o façam. O edital existe desde 2006, mas a legislação (Lei 4558/2006) foi readequada e sancionada em outubro de 2021 (Lei 7320/2021) para atender às demandas atuais dos artistas da literatura.