Seguindo as novas diretivas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia mudanças na estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Navegantes.
Agora, a vacina contra o coronavírus faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) e novos grupos foram incluídos na lista de prioritários. Além disso, há alterações nos esquemas vacinais de crianças e adultos.
Os grupos prioritários são formados por gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, imunocomprometidos, idosos (60 anos ou mais), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
Qualquer pessoa dos grupos prioritários com 12 anos completos pode receber uma dose de reforço da vacina em 2024, respeitando um intervalo mínimo de seis meses desde a última dose.
Para as crianças de 5 a 11 anos, o esquema de vacinação será composto de primeira (D1) e segunda dose (D2), além da dose de reforço, do mesmo imunizante.
Já para as crianças de 6 meses a 4 anos, permanece o mesmo modelo, com três doses, sendo a primeira com 6 meses, a segunda dose com intervalo mínimo de quatro semanas após a D1 e a terceira dose com intervalo mínimo de oito semanas após a D2.
Em 2024, as pessoas a partir de 12 anos que não tomaram nenhuma dose passarão a ser vacinadas com uma dose da vacina bivalente, sem necessidade de aplicação de duas doses.
Neste início de ano, a vacinação da Covid-19 acontece somente na sede da Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O endereço é Rua Vereador Nereu Liberato Nunes, 727, Centro.