O Município de Itajaí, por meio das secretarias de Obras e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, deu início a elaboração do projeto executivo do Eixo Viário Oeste. A obra prevê a ligação entre as rodovias Jorge Lacerda (SC-412) e Antônio Heil (SC- 486), entre os bairros Espinheiros e Itaipava.
Além da população que transita diariamente pelo local, a obra beneficiará o setor de logística, pois grande parte das empresas que operam nesta área estão instaladas no entorno de ambas rodovias.
Atualmente, os profissionais trabalham na formalização do contrato para elaboração do projeto executivo. O documento irá contemplar o levantamento topográfico e cadastral, ensaios geotécnicos que visam caracterizar as propriedades do solo e, posteriormente, será feito o licenciamento ambiental, entre outros serviços.
“Itajaí cresceu significativamente nos últimos anos e, paralelo a este desenvolvimento, precisamos alinhar os projetos de mobilidade urbana. Com a implantação do Eixo Viário Oeste, a população terá uma rota alternativa e poderá evitar a BR-101 e possíveis congestionamentos”, ressalta o secretário municipal de Obras, Márcio José Gonçalves.
O novo eixo viário terá obras de drenagem, pavimentação asfáltica, ciclovias, calçadas, iluminação e paisagismo. O traçado terá aproximadamente 9,5 quilômetros, com vias de 25 e 35 metros de largura. Serão investidos aproximadamente R$ 700.000,00 com aporte de cerca de R$ 600.000,00 pelo Governo do Estado. A previsão é que o projeto executivo seja finalizado em nove meses.