Estão abertas as inscrições para os cursos práticos e gratuitos do Arte nos Bairros. O programa inicia as atividades com mais de 40 oficinas em linguagens diversas, ministradas por 92 professores. Já nesta largada, os cursos ocorrerão em mais de 80 polos parceiros espalhados pela cidade, em cerca de 30 localidades de Itajaí. A expectativa é de que 5 mil alunos participem da iniciativa neste ano.
A lista de cursos, ministrantes, polos, dias e horários das aulas está disponível no site da Fundação Cultural, em fundacaocultural.itajai.sc.gov.br/arte-nos-bairros. Há oficinas dirigidas a pessoas de todas as idades, desde a primeira infância até idosos. As inscrições são realizadas diretamente com o oficineiro do curso pretendido e seguem abertas enquanto houver vagas, conforme disponibilidade e perfil da oficina. Podem participar dos cursos somente moradores de Itajaí.
O diretor executivo da Fundação Cultural de Itajaí, Vanderlei Lazzarotti, afirma que 92 oficineiros foram convocados em primeira chamada para atender às principais demandas da comunidade e contemplar um número expressivo de localidades.
“Os polos são entidades e instituições parceiras, para que as oficinas ocorram no próprio meio onde as pessoas residem, trabalham e estudam. O Arte nos Bairros é um programa de iniciação e de geração de oportunidades, que além de despertar novas habilidades, tem um valor cultural e social muito significativo”, ressalta Lazzarotti.
Como se inscrever
Para se inscrever no programa, os interessados devem entrar em contato com o professor responsável pelo curso pretendido por telefone, WhatsApp, ou ir até o polo onde a aula ocorrerá, no dia e horário programado do curso. Pelo site da Fundação Cultural também é possível preencher um formulário de interesse pela oficina, que não consiste em inscrição.
Cursos e polos
Os cursos com inscrições abertas são nas áreas de artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, expressões artísticas e culturais afro-brasileiras, literatura, música, patinação artística, teatro e circo, entre outras. Entre as novidades desta edição estão os cursos de Cajon e Pandeiro e de Pintura em Aquarela.
Sobre o Arte nos Bairros
Reativado em 2017, o programa da Fundação Cultural de Itajaí já atendeu mais de 14 mil alunos. Durante a pandemia, as aulas presenciais foram suspensas, mas surgiram novas formas de ensino por meio de plataformas on-line. Em 2021, o programa seguiu em formato híbrido, com aulas remotas e presenciais. Em 2022 e 2023, os encontros presenciais foram retomados e o programa funcionou de forma 100% presencial.
Confira os cursos disponíveis (há ainda variações complementares):
Amigurumi e crochê
Artesanato – geral, criativo, biscuit
Audiovisal para todos (cinema)
Ballet clássico
Ballet/ Jazz
Ballet método cubano
Bateria
Boi de mamão
Cajon e Pandeiro
Canto coral
Capoeira
Contrabaixo elétrico
Coral infantil
Costura criativa
Criação de bijuterias artesanais
Cultura popular e cantorias
Dança circular
Dança contemporânea
Dança regional e criativa
Danças de matrizes africanas
Dança urbana
Desenho artístico
DJ
Entalhe em madeira
Flauta doce
Guitarra
Leitura e escrita para iniciantes (Literatura)
Macramê
Malabares
Maquiagem para o palco
Percussão
Percussão de Marcha
Pintura artística
Pintura em Aquarela
Pintura em tela
Pintura em tecido
Pintura figurativa
Sopros (flauta, sax, trompete, sopros em geral)
Teatro (montagem teatral, prática de teatro, teatro e oratória)
Teclado
Violão
Xilogravura