O Município de Itajaí realiza, a partir deste sábado (11), a terceira edição da Semana Municipal de Combate à LGBTfobia, para conscientizar sobre os direitos da comunidade LGBTQIA+. A programação conta com a 1ª Conferência Municipal sobre o tema, seminário, debate, exibição de curtas-metragens, apresentação musical e outros eventos. As atividades acontecem até o dia 18 de maio e poderão ser acessadas gratuitamente por todo o público interessado.
A abertura do evento ocorre neste sábado (11) na Praça Arno Bauer, localizada entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico, a partir das 10h. Estão previstas apresentações artísticas, venda de produtos artesanais feitos por pessoas LGBTQIA+, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), doação de mudas de flores e distribuição de materiais informativos. Às 11h, haverá um espetáculo gratuito com a personagem “Déte Pexera”.
Já na segunda-feira (13) ocorre o 2º Encontro de Combate à LGBTfobia: a população LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho, realizado em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil. A atividade acontecerá a partir das 19h, no auditório da OAB de Itajaí.
A assistente social da Promoção da Cidadania e uma das organizadoras desta terceira edição, Danielle Cardoso Maurício Sobreira, afirma que a Semana Municipal de Combate à LGBTfobia é um marco para Itajaí, pois fomenta a discussão acerca do combate à violência cometida contra a comunidade LGBTQIA+. “Neste ano, será realizada a 1ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa LGBTQIA+. Atualmente, mesmo com o reconhecimento e garantia de alguns direitos humanos, eles são cotidianamente violados quando falamos do público LGBTQIA+. Diante disso, a conferência tem como horizonte a proposição de políticas públicas que garantam e ampliem os direitos desta população”, completa Danielle.
A Semana de Combate à LGBTfobia é realizada pela Secretaria de Promoção da Cidadania e Secretaria de Saúde, por meio da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a População LGBTQIA+ da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV). O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, Secretaria Municipal de Educação, OAB Itajaí, Univali, Ambulatório Trans, CEPICS, DVE, Horto Municipal, Coletiva Epicena, CDHI, Mães pela Diversidade, FEAPI, COMJUV, CONEGI e demais organizações da Sociedade Civil organizada.
Confira a programação completa da semana:
– 11 de maio, sábado
Cerimônia de Abertura da 3ª Semana de Combate à LGBTFobia
Local: Praça Arno Bauer (entre o Museu e Casa da Cultura)
Horário: 10h
Atividades: panfletagem de material educativo; apresentações artísticas; venda de produtos artesanais; testagem de ISTs; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); doação de mudas de flores; e divulgação de serviços do município. Também haverá, às 11h, um espetáculo com “Déte Pexera”.
– 13 de maio, segunda-feira
Seminário realizado em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil – “2º Encontro de combate à LGBTfobia: a população LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho”
Local: Auditório da OAB Itajaí (rua Vereador José Carlos Mendonça, n° 100, Ressacada)
Horário: 19h
Atividades: discussão de temas como a discriminação no ambiente profissional, conquistas da comunidade LGBTQIAPN+ e os desafios enfrentados dentro do contexto laboral. As palestras buscam a contribuição de profissionais da área jurídica (advogados, professores e magistrados) que atuam ou pesquisam sobre os desafios legais enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho, bem como especialistas em Recursos Humanos para discutir os desafios específicos nessa área. O evento busca ainda trazer palestrantes que representam os diversos recortes raciais dentro da sigla LGBTQIAPN+.
Inscreva-se gratuitamente: clique aqui
Palestrantes: Armando Luiz Zilli, juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, aborda o tema “A manifestação do preconceito e os desafios dos trabalhadores LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho”
Giuliano Scussel, facilitador em Aprendizagem e Mudanças Organizacionais, tratará da “Inclusão LGBTQIAPN+, dentro e fora das organizações”
Jaque Topanga Cotinho Caetano, Designer de Moda, fala sobre “Corpos trans: uma jornada fora da cronologia normativa hétero-cis branca”
Público-alvo: sociedade em geral, advogados e acadêmicos.
– 15 de maio, quarta-feira
Cinepresença: “UÝRA – A Retomada da Floresta”
Local: Centro de Artes e Esporte Unificados – CEU (rua Érico Veríssimo, s/n°, São Vicente)
Horário: 19h
Atividades: será feita a exibição do filme “UÝRA – A Retomada da Floresta” (com janela de Libras e audiodescrição) e, em seguida, haverá uma roda de conversa mediada pela Coletiva Epicena (com intérprete de Libras).
– 16 de maio, quinta-feira
Blitz socioeducativa com apoio da Codetran
Local: Rua Estefano José Vanolli, no São Vicente (próximo à Escola Aníbal César)
Horário: 15h
Atividades: será realizada ação socioeducativa com os motoristas e pedestres sobre a importância do enfrentamento da violência contra pessoas LGBTQIA+.
– 18 de maio, sábado
1ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa LGBTQIA+
Local: sede do COMUSA – Conselho Municipal de Saúde (rua Leodegário Pedro da Silva, 300, Barra do Rio)
Horário: 9 às 17h
Atividades: com o tema geral “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, a conferência terá como eixos norteadores o Eixo 1: Enfrentamento à violência LGBTQIA+; Eixo 2: Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+; Eixo 3: Interseccionalidade e internacionalização; e Eixo 4: Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O evento contará com intérprete de Libras.
Inscreva-se gratuitamente: clique aqui
Encerramento da 3ª Semana de Combate à LGBTFobia
Local: Mercado Público
Horário: 20h
Atividades: o fechamento se dará com apresentações artísticas realizadas em parceria com a Fundação Cultural de Itajaí.