O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues abriu nesta terça-feira (1º) o edital para ingresso de novos alunos em 2020. A escola pública de formação profissional em música é mantida pelo Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural, e oferece cursos em 15 modalidades. As inscrições vão até o dia 22 de novembro e podem ser feitas online aqui.
Estabelecido em Itajaí há 12 anos, o Conservatório de Música oferece cursos com duração de três anos em opções de instrumentos como piano, acordeom, violão, contrabaixo elétrico e acústico, guitarra, bateria, percussão, canto, saxofone, flauta, trompete e trombone. Para o ano de 2020, serão oferecidos dois novos cursos: violino e viola de arco.
Além do instrumento específico, o aluno estuda também as disciplinas prático-teóricas, como teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação, totalizando 900 horas de formação. Os alunos selecionados são contemplados com uma bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí por meio da Fundação Cultural.
As provas de seleção acontecem no dia 1º de dezembro (prova de teoria musical) e de 9 a 11 de dezembro (provas práticas). O candidato que atingir média 6 na prova teórica estará habilitado para realizar a prova prática, conforme edital publicado no site do Conservatório.
Na prova de teoria musical serão avaliados conhecimentos básicos da música e sua aplicação. A avaliação abrange conteúdos como leitura na clave de sol e fá, regras de notação e grafia musical, unidades de tempo e de compasso e escalas. Já na prova prática deverá ser executada no instrumento ou voz, conforme inscrição, uma peça de livre escolha e uma peça de confronto, que será disponibilizada no site da instituição 30 dias antes da prova prática, além da leitura de partitura à primeira vista.
O Conservatório de Música Popular Carlinhos Nieuhues é uma realização da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural de Itajaí em parceria com Associação Proarte de Itajaí. Fica localizado junto a Casa da Cultura Dide Brandão, na Rua Hercílio Luz, nº 655, Centro.