Neste sábado (25), das 9h às 21h, será realizada a 3ª Virada Afrocultural de Itajaí. Serão 12 horas ininterruptas de atividades e apresentações que enaltecem as expressões afroculturais, além de diversas opções gastronômicas. Uma estrutura montada na lateral da Sociedade Sebastião Lucas, na rua Getúlio Vargas, bairro Vila Operária, vai sediar o evento.
A virada é alusiva ao 22 de maio, data em que a Sociedade Sebastião Lucas, referência para a população afrodescendente da cidade, completa 72 anos de fundação neste ano.
Entre as opções gastronômicas do evento, haverá feijoada no almoço, com a venda de cartões de forma antecipada, além da venda de cachorro-quente, pastel, caldo de cana, espetinho, acarajé, refrigerante, água e chope. Os interessados em adquirir o cartão da feijoada podem entrar em contato pelo telefone (47) 99906-0974 (Joca Brito).
A iniciativa é da Comissão do Sebastião Lucas, do Conselho da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi) e Setorial de Culturas Afro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí (CMPC). O evento tem realização e apoio do Município de Itajaí, Fundação Cultural e Secretaria de Promoção da Cidadania.
Confira a programação da 3ª Virada Afrocultural de Itajaí:
25/05 – Rua Getúlio Vargas – Sociedade Sebastião Lucas, das 9h às 19h:
A partir das 9h (manhã):
Roda de Capoeira Arte nos Bairros
Dança Acrobática e Percussão do Instituto Sorrir
Grupo de Dança Afro Ubuntu
Hip Hop com Mano Ro e Thiuzin
Roda de Samba “Pé do Meu Samba”
Breve cerimonial
A partir das 13h (tarde e noite):
Samba com Manga e Noemi
Grupo Negritude
Studio de Dança Grupo Next
Samba de Bárbara
Carnaval com Elisa Cordeiro e Chico
Bateria Show Purakedência
Haverá ainda ao longo da programação:
· Artesanato Afro
· Intervenções de literatura