Começa na próxima segunda-feira (7) a campanha de vacinação seletiva contra o sarampo. A ação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí ocorrerá entre os meses de outubro e novembro para diferentes públicos-alvo. A primeira é para imunização de crianças que já completaram seis meses até menores de cinco anos. Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação.
Bebês de seis meses precisam tomar a chamada dose zero da vacina contra o sarampo. Ao completar um ano, eles recebem uma dose da vacina Triviral (sarampo, caxumba e rubéola) e com 1 ano e 3 meses é aplicada a vacina Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
Os pais que não conseguirem imunizar os filhos durante a semana terão uma oportunidade no sábado, dia 19 de outubro, quando as unidades de saúde abrirão das 8h às 17h para o Dia D de vacinação.
Segunda fase para adultos
A segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo ocorrerá entre os dias 18 e 30 de novembro. Neste período, o alvo são os adultos que têm entre 20 e 29 anos e ainda não receberam as duas doses necessárias da vacina. Também haverá um Dia de D de vacinação no sábado, 30 de novembro, das 8h às 17h.
Até 29 anos é necessário ter comprovado na carteira duas doses da vacina contra o sarampo. Já pessoas entre 30 e 49 anos precisam tem uma dose comprovada. Os profissionais de saúde também devem ser imunizados com duas doses, independentemente da idade.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Juliana de Oliveira Gastamann, explica que a campanha pode ser considerada uma “intensificação” do trabalho de rotina, com objetivo de aumentar a cobertura vacinal. “Chamamos a todos para que levem seus filhos nessa primeira fase da campanha e mantenham a caderneta em dia. O sarampo é uma doença grave que está em circulação por nosso Estado. A vacina é a única forma de prevenção”, destaca a enfermeira.