A população de Itajaí conta com um número maior de atividades físicas, disponibilizadas pelo maior projeto de natação gratuita do país. Atualmente, o Núcleo Aquático de Desenvolvimento Atlético e Reabilitacional (Nadar) proporciona para mais de cinco mil pessoas, sem custo, aulas de natação baby, infantil e adulto, hidroginástica, hidroterapia, musculação, pilates, judô, muay thai, caratê, taekwondo, boxe chinês e futebol.
O Projeto Nadar é voltado para as mais diversas faixas etárias, desde as crianças até os idosos, e tem melhorado significativamente a saúde física e mental dos participantes. Além disso, impacta positivamente em suas famílias e reduz a sobrecarga nos sistemas de saúde.
“O esporte transforma vidas e podemos ver isso diariamente em todas as modalidades que são oferecidas à comunidade. Vários idosos que participam das aulas de hidroginástica, por exemplo, inicialmente chegam com o auxílio de bengalas, mas após dois ou três meses começam a frequentar as aulas caminhando sozinhos”, conta a coordenadora administrativa do Projeto Nadar, Mara Rúbia Alves.
O Município de Itajaí é um dos apoiadores do projeto, que possui três polos sociais de atendimento na cidade: São Vicente, São João e Ressacada. A iniciativa também conta com dois polos destinados aos atletas de alto rendimento, no Itamirim Clube de Campo e no Clube Náutico Almirante Barroso.
“Participar desta iniciativa mudou tudo na minha vida, pois eu tive uma queda e a medicina tinha me desenganado. Não conseguia mais nem fazer o serviço da minha casa, pois estava com limitação nos movimentos. Com as aulas de pilates e musculação, minha vida voltou ao normal. Estou física e mentalmente muito melhor, prestes a completar 68 anos”, afirma Vergina de Jesus, moradora do São Vicente, que participa do projeto há quatro anos.
O Nadar é uma iniciativa da Associação dos Nadadores de Itajaí e conta com o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) e da Secretaria da Promoção da Cidadania para disseminar a prática de atividades físicas e seus benefícios a toda a comunidade.
“O meu filho Guilherme começou a nadar com três anos de idade no projeto e, nestes cinco anos de participação, percebemos que a modalidade é uma atividade completa que não só fortalece o corpo e melhora a coordenação, mas também promove autoconfiança, segurança na água e habilidades sociais, essenciais para o desenvolvimento integral das crianças”, explica Luana Cruz, moradora da Murta.
Inscrições no projeto
As inscrições nos três núcleos sociais do Projeto Nadar, localizados no São Vicente (rua São Vicente, 724), São João (rua José Pereira Liberato, 1120) e Ressacada (rua José Siqueira, 376, anexo à Ortoclin), podem ser realizadas on-line (clique aqui) , conforme a disponibilidade de vagas.