Duas pessoas foram presas na operação “Escolta” desencadeada pela Polícia Civil de Santa Catarina em combate aos furtos de cargas, no litoral Norte do Estado. A ação ocorreu em Barra Velha e em Itajaí, na terça-feira (15), por meio da Delegacia de Furtos e Roubos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC).
A investigação identificou um grupo criminoso responsável por furtos de cargas no Vale do Itajaí. Os furtos ocorriam durante a madrugada, em postos de combustíveis. Os alvos eram cargas transportadas em contêineres, as quais continham produtos importados. Os investigados escoltavam o caminhão/semirreboque/container furtados até o receptador.
Os suspeitos participaram do furto de carga têxtil ocorrido na madrugada de 12/12/2021, em Itajaí. A carga foi recuperada no mesmo dia por policiais civis da DIC/PCSC de Itajaí. No dia 07/01/2021 foram responsáveis pelo furto de carga de vinil.
O último crime identificado praticado pelo bando foi no dia 05/02/2022, e na ocasião furtaram uma carga importada de coifas. Todos os crimes foram realizados em postos de combustíveis de Itajaí. O prejuízo causado com a subtração das mercadorias ultrapassa R$ 1,2 milhões, além dos valores correspondentes aos caminhões e contêineres.
Mandados
Diante do conjunto probatório reunido nos três inquéritos policiais instaurados, foram deferidos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, os quais foram cumpridos Itajaí e em Barra Velha.
Além do cumprimento dos dois mandados de prisão, nas buscas foram coletados diversos documentos e objetos que serão analisados pela equipe de investigação da DFRC/DEIC/PCSC. Os veículos utilizados pelo bando nos crimes foram apreendidos.
Foragido
Policiais civis continuam as diligências para capturar o terceiro envolvido, o qual possui três mandados de prisão ativos, todos oriundos de investigações realizadas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas. O cumprimento dos mandados e as diligências contaram com o apoio da DIC/PCSC e SIC/PCSC de Itajaí.