Na manhã desta quinta-feira (24), às 07h, a guarnição policial militar foi empenhada, via Central Regional de Emergências, para realizar uma averiguação de pessoa em atitude suspeita, na Universidade UNIVALI, situada na Avenida Vereador Abrahão João Francisco, Centro, município de Itajaí/SC.
Isso porque, na noite de quarta-feira (23), por volta das 21h, a Polícia Militar tomou conhecimento que estaria circulando em grupos de whatsapp a informação de que um aluno, do “terceirão” do ensino médio, do Colégio de Aplicação da UNIVALI estaria postando mensagens em redes sociais no sentido de que realizaria um “massacre” na manhã do dia seguinte, nas dependências do aludido estabelecimento de ensino.
Diante disso, a Polícia Militar passou a monitorar o adolescente em redes sociais e realizou contato com a coordenação da Universidade, que, por sua vez, entrou em contato com a família do adolescente, a qual relatou ter sido uma brincadeira em redes sociais e que as armas postadas em fotografias seriam de “airsoft”.
Ainda na noite de quarta-feira (23) a Universidade também divulgou uma nota oficial, posicionando-se sobre a situação e esclarecendo os fatos.
Ainda assim, a fim de resguardar a segurança e tranquilidade da comunidade estudantil, a guarnição da Polícia Militar, a partir das 7h, se fez presente no estabelecimento educacional e realizou contato com o representante legal, na pessoa do Procurador-Geral da Universidade, que estava a par da situação e esclareceu que as postagens do aluno em rede sociais realmente se tratava de uma brincadeira de mau gosto, e que a arma por ele empunhada se tratava de uma réplica (airsoft). Outrossim, relatou que a reitoria já havia informado que o aluno não frequentaria mais o centro de ensino.
Diante disso, a guarnição policial militar permaneceu presente na Universidade, a fim de resguardar a tranquilidade do local e lavrou o respectivo boletim de ocorrência para o registro dos acontecimentos.
Nota Oficial da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), sobre as ameaças de um aluno em redes sociais sobre a realização de um Massacre dentro do Colégio Cau Univali em Itajaí.
Leia na íntegra a Nota
Senhores Responsáveis e Pais
Relativamente ao episódio envolvendo supostas ameaças por um aluno do ensino médio do Colégio de Aplicação Avançada em suas redes sociais e que circulam no aplicativo WhatsApp na noite de hoje (23), a UNiVALI informa que no regular exercício de autonomia e em conformidade com as normas legais e regimentais e perante as autoridades competentes com visra a resolver definitivamente a situação.
De modo a tranquilizar todos (as) os (as) alunos (as) e suas famílias, informamos que o referido aluno, a a partir de amanhã (inclusive), não retornará mais as aulas no Colégio.
Por fim, informamos que as aulas no Colégio de Aplicação nesta quinta-feira (24), estão mantidas normalmente
Atenciosamente
PROF MSC, ARLETE STEIL KUM
DIRECAO COLÉGIO DE APLICAÇÃO