Quase mil alunos da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar do Programa de Orientação Profissional para o Mundo do Trabalho de forma gratuita. O convênio entre a Secretaria de Educação de Itajaí e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi assinado na manhã desta sexta-feira (25), no Gabinete do Prefeito, e proporcionará ações voltadas à área de tecnologia.
Os investimentos do Município de Itajaí com o programa são de aproximadamente R$ 1,5 milhão e vão beneficiar estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O curso de orientação e qualificação profissional terá início no dia 21 de março e encerramento previsto para 09 de dezembro deste ano.
“Conforme previsto na Meta 6 do Plano Municipal de Itajaí 2012-2024, além da base comum curricular, vamos promover aos nossos alunos atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, culturais e esportivas, além de formação integrada à educação profissional. E essa parceria vem bem ao encontro disso. A carga horária do curso será praticamente a de uma pós-graduação, com investimentos na ordem de R$ 1,5 mil por mês, para cada aluno beneficiado com o programa”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.
“Todo o material e as ferramentas necessárias para o curso serão ofertados gratuitamente aos alunos. Com certeza, será uma grande oportunidade para que eles possam se capacitar para entrar no mercado de trabalho”, complementa o gerente-executivo do Sesi/Senai, Roberto Zen.
As aulas serão duas vezes por semana, no Senai de Itajaí, durante o contraturno escolar do estudante. A carga horária do curso será de 210 horas e as disciplinas ofertadas vão desde Introdução à Comunicação e Postura Profissional, passando por Mecânica, Robótica, Instalações Elétricas Prediais, até Automação Residencial e Jogos Digitais.
“O crescimento econômico e a competitividade mundial em alta exigem profissionais cada vez mais correlacionados com o conhecimento e o domínio tecnológico. Nossos educandos precisam cada vez mais de orientação e ampliação desses conhecimentos, por isso, não estamos medindo esforços para proporcionar a estes estudantes uma oportunidade de orientação para uma profissão futura”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.