A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM) da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) assinaram, na terça-feira, 8 de março, contrato para gestão técnica das atividades que envolvem o desenvolvimento de estudos e projetos para a região. Denominado “Projeto Promobi”, o trabalho tem como foco a adequação dos desafios regionais de mobilidade aos modelos de aderência global, com apoio de recursos do Banco Mundial.
Paulo Rech, professor da Univali e gerente do projeto, explica que a iniciativa apoiará a realização de estudos como a viabilização do binário da Osvaldo Reis, com aplicação de um sistema de BRT elétrico, que estará integrado ao projeto do túnel submerso entre Itajaí e Navegantes.
A iniciativa deve interligar a região, aproximando a população, fortalecendo o turismo, facilitando o desenvolvimento e proporcionando melhoria da qualidade de vida da região. Rech aponta, ainda, que também serão inclusos o projeto da orla da Praia Central de Balneário Camboriú, que integrará mobilidade e preservação do meio ambiente.
Além de Paulo Rech, a equipe de trabalho, capitaneada pela Gerência de Prestação de Serviços da Vice-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, será formada por gestores, engenheiros, cientistas e assistentes sociais.